Avatar do usuário
Por soffi
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#117420
O artigo 23 da Constituição brasileira diz que o governo deve “proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação, à ciência e à tecnologia”. No Brasil atual essa premissa se torna ainda mais importante, visto o impacto que a tecnologia pode ter na educação através da gamificação. Entretanto, ao observar-se o que de fato acontece, se nota a omissão do Estado em garantir esses acessos e a falta de preparo profissional para inseri-los na realidade das instituições de ensino.

Em primeiro plano, evidencia-se a falta de investimento governamental no âmbito da tecnologia, em especial as que integram escolas e universidades. Segundo Diógenes, filósofo da Grécia Antiga, “A base de todo Estado é a educação dos jovens”, assim, garantir a eficiência da educação deveria ser uma prioridade, o que não acontece visto a falta de recursos necessários para tal, como equipamentos e acesso a internet. Desse modo, a indiferença estatal atua como agente perpetuador da ineficácia do ensino.

Ademais, é necessário apontar a falta de capacitação de professores para desenvolver um ensino aliado à tecnologia. Na parte da educação, a tecnologia permite adotar o processo de gamificação, que consiste em aplicar conceitos de jogos ao aprendizado, através de aparelhos como tablets, celulares e computadores, tornando o aprendizado dinâmico, construtivo e atraente. De acordo com o filósofo Pierre Lévy, as pessoas na atualidade vivem em uma “sociedade hiperconectada”, onde as tecnologias fazem parte das relações sociais, no entanto, observa-se no contexto da educação que muitos profissionais ainda não estão aptos para lidar com essa realidade devido a falta de instrução e preparo para lidar com essas ferramentas, evidenciando um atraso em relação a modernização, e consequentemente impedindo um melhor aproveitamento do aprendizado.

É evidente, portanto, a necessidade de aplicar medidas que solucionem esse retardo na inovação. Por isso, o Governo Federal, por meio de investimentos financeiros, deve equipar as escolas com materiais necessários para digitalizar o ensino. Tal plano deverá estabelecer o acesso a tecnologia e as facilidades trazidas por ela. Ademais, o Governo deve também, mediante palestras educativas, orientar e propor aos profissionais da educação o uso dessas ferramentas em sala de aula. Assim o acesso a tecnologia poderá se consolidar e contribuir com o desenvolvimento da sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por OlrenBeat
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#117431
NOTA FINAL 940!
Olá! Sua redação está bem estruturada e apresenta uma boa argumentação. No entanto, há alguns pontos que podem ser melhorados para atender aos critérios de correção do Enem.

Em relação ao desenvolvimento do tema proposto, você apresentou um bom repertório sociocultural produtivo ao citar a Constituição brasileira e o filósofo Diógenes. Além disso, você também trouxe uma reflexão sobre a importância da tecnologia na educação através da gamificação. Entretanto, seria interessante se você tivesse explorado mais exemplos concretos para ilustrar sua argumentação.

Quanto à estrutura dissertativo-argumentativa do texto, é importante destacar que ela foi cumprida com sucesso em sua redação. Você apresentou uma tese clara no primeiro parágrafo e desenvolveu seus argumentos de forma coerente nos dois parágrafos seguintes. Na conclusão, você retomou os principais pontos abordados na redação e elaborou uma proposta de intervenção detalhada.

No que diz respeito à utilização de recursos coesivos (conectivos), percebe-se que houve um esforço em articulá-los adequadamente entre as partes do texto. Porém, algumas expressões poderiam ter sido substituídas por outras mais adequadas ou até mesmo suprimidas sem prejuízo para o sentido das frases.

Por fim, vale ressaltar que sua proposta de intervenção está bem elaborada e contempla todos os elementos exigidos pelo Enem: ação (equipar escolas com materiais necessários para digitalizar o ensino), agente responsável pela ação (Governo Federal), modo/meio de execução da ação (investimentos financeiros e palestras educativas) e seu efeito (consolidação do acesso à tecnologia na educação).

Em resumo, sua redação apresenta uma boa estrutura argumentativa, mas poderia ter sido mais enriquecida com exemplos concretos. Além disso, alguns recursos coesivos poderiam ser melhor utilizados. No entanto, sua proposta de intervenção está bem elaborada e contempla todos os elementos exigidos pelo Enem. Parabéns!

Sua redação possui 17 desvios!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
6 Respostas 
361 Exibições
por leticiagodoy
0 Respostas 
149 Exibições
por Rayssa1506
0 Respostas 
57 Exibições
por Posesias
0 Respostas 
191 Exibições
por Phaela
0 Respostas 
77 Exibições
por Arthurao
O futuro do trabalho e o trabalhador do futuro
por danini    - In: Outros temas
1 Respostas 
155 Exibições
por EmillyySilva
1 Respostas 
240 Exibições
por OlrenBeat
Processo migratório
por Mariah2006    - In: Outros temas
0 Respostas 
56 Exibições
por Mariah2006
Empecilhos no processo de adoção.
por Lucas110    - In: Outros temas
0 Respostas 
67 Exibições
por Lucas110
1 Respostas 
257 Exibições
por Peverton

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM