Em primeiro plano, evidencia-se a falta de investimento governamental no âmbito da tecnologia, em especial as que integram escolas e universidades. Segundo Diógenes, filósofo da Grécia Antiga, “A base de todo Estado é a educação dos jovens”, assim, garantir a eficiência da educação deveria ser uma prioridade, o que não acontece visto a falta de recursos necessários para tal, como equipamentos e acesso a internet. Desse modo, a indiferença estatal atua como agente perpetuador da ineficácia do ensino.
Ademais, é necessário apontar a falta de capacitação de professores para desenvolver um ensino aliado à tecnologia. Na parte da educação, a tecnologia permite adotar o processo de gamificação, que consiste em aplicar conceitos de jogos ao aprendizado, através de aparelhos como tablets, celulares e computadores, tornando o aprendizado dinâmico, construtivo e atraente. De acordo com o filósofo Pierre Lévy, as pessoas na atualidade vivem em uma “sociedade hiperconectada”, onde as tecnologias fazem parte das relações sociais, no entanto, observa-se no contexto da educação que muitos profissionais ainda não estão aptos para lidar com essa realidade devido a falta de instrução e preparo para lidar com essas ferramentas, evidenciando um atraso em relação a modernização, e consequentemente impedindo um melhor aproveitamento do aprendizado.
É evidente, portanto, a necessidade de aplicar medidas que solucionem esse retardo na inovação. Por isso, o Governo Federal, por meio de investimentos financeiros, deve equipar as escolas com materiais necessários para digitalizar o ensino. Tal plano deverá estabelecer o acesso a tecnologia e as facilidades trazidas por ela. Ademais, o Governo deve também, mediante palestras educativas, orientar e propor aos profissionais da educação o uso dessas ferramentas em sala de aula. Assim o acesso a tecnologia poderá se consolidar e contribuir com o desenvolvimento da sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.