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Por naclarae
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#121945
A obra literária "A Hora da Estrela", da autora Clarice Lispector, retrata a história de Macabéa, uma mulher analfabeta funcional, pois apresenta dificuldades na escrita e leitura. Fora da ficção, milhões de brasileiros encontram-se com problemas relacionados à alfabetização, como o da personagem principal. Dessa forma, discussões acerca dos desafios do processo de alfabetização no Brasil são necessárias, seja pela negligência governamental com a educação, seja pela desigualdade social no país.

Primeiramente, a inoperância estatal causa falhas no desenvolvimento da alfabetização do indivíduo. À vista disso, a Constituição Federal de 1988 garante direitos fundamentais para todo cidadão brasileiro, como o direito à educação e à dignidade humana. No entanto, tais garantias são negligenciados a uma parcela da população, visto que muitas pessoas não são alfabetizadas, ou têm dificuldades para ler e escrever mesmo apresentando formação colegial, o que indica a ineficiência do ensino escolar para alguns estudantes. Dessa maneira, tal realidade ocasiona na marginalização desse grupo social, pois dificulta o acesso deles ao mercado de trabalho, ao nível acadêmico superior e a ascensão social e econômica. Logo, a inércia governamental contribui com adversidades na alfabetização.

Outrossim, a ausência de equidade social afeta a dinâmica de aprendizagem escolar. Sob essa perspectiva, em uma matéria noticiada pelo G1, foi informado que um dos principais motivos de evasão escolar ocorre pela necessidade do aluno trabalhar. Nesse contexto, é possível perceber que o abandono da formação estudantil é causado pela vulnerabilidade econômica, em que muitos indivíduos precisam priorizar o trabalho, trocando o ambiente escolar por empregos informais, como vender doces nas ruas, para contribuir com a renda familiar. Por conseguinte, a presença no colégio deixa de ser a principal preocupação desses jovens, o que dificulta a alfabetização.

Portanto, para mitigar os desafios do processo de alfabetização no Brasil, cabe ao Ministério da Educação — responsável pela manutenção do ensino no Brasil — monitorar o progresso na aprendizagem do corpo discente, por meio de verificações específicas para as matérias de linguagens, com o intuito de os professores perceberem se há deficiência na alfabetização dos alunos. Ademais, o Governo Federal — responsável pelo bem-estar social — deve criar políticas públicas para assistir os alunos em vulnerabilidade econômica, por intermédio de programas com auxílio financeiro, para que eles não precisem abandonar o ambiente escolar devido a necessidade de trabalhar. Assim, dramas relacionados à alfabetização, como da personagem Macabéa, serão evitados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Peverton
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#121949
Sua redação está excelente! Só procuraria sinônimos para alfabetização, para não ficar repetindo tanto. Parabéns!!!
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