Em primeiro lugar é importante ressaltar que o aumento da imigração causou conturbações no sistema do país receptor, visto que há um grande número de pessoas em busca de uma fuga, em meio as guerras no Oriente, pois com o crescimento das disputas territoriais, o número de indivíduos afetados cresce cotidianamente, os quais são obrigados a arriscar suas vidas para obter uma saída eminente dessas zonas de conflitos.
Além disso, esse aumento da massa de refugiados mostra ser uma dificuldade para os países receptores, uma vez que esses não proporcionam as condições necessárias para receber e manter essas pessoas, pois há uma condição de irregularidade, falta de empregos e moradias adequadas. Desse modo, esses imigrantes são concentrados em abrigos temporários, sem a cesso aos serviços básicos de um cidadão, à espera de oportunidades para recomeçar uma nova vida.
Diante disso, a ACNUR (Agência da ONU para refugiados), em parceria com os governos federal, municipais e estaduais, deve fortalecer os planos e espaços de participação dos refugiados, além planejar o novo destino dessas pessoas, por meio de conferências que envolvam principalmente os países mais desenvolvidos, visando estruturar os estados que se propõem a acolher esses indivíduos, os quais devem garantir políticas públicas específicas e eficazes para esse caso, afim de proporcionar uma boa qualidade de vida, para que esses imigrantes possam viver de maneira adequada, usufruindo de todos os serviços necessários.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.