Diante desse cenário, é notório que o descaso governamental, em reconhecer os direitos dos indivíduos refugiados, sejam eles brasileiros ou não, amplia a problemática, já que falha na função de assegurar os direitos do indivíduo à saúde, moradia e segurança. No livro "O cidadão de papel", Gilberto Dimenstein afirma que a legislação não funciona eficientemente, deixando vários direitos apenas no papel. Diante disso, os refugiados seriam os denominados "cidadãos de papel" tendo seus direitos negligenciados, o que condiz com a realidade de vítimas afetados por catástrofes ambientais, como inundações e tempestades, que são ajudados pela população de cidades vizinhas e negligenciados pelo governo. Logo, é inaceitável que o governo continue permitindo que a população viva em constante vulnerabilidade.
Ademais, a falta de informação é outro obstáculo na vida das vítimas de fenômenos ambientais, que, por conseguinte, são subjugadas e criticadas. No livro "O Pequeno Príncipe", é retratado a busca de um menino por um lugar que o acolha plenamente, demonstrando as suas desilusões ao longo da narrativa. Sob essa ótica, fica evidente uma semelhança dos refugiados ambientais com a do menino, visto que, ao serem forçados a se locomover de suas casas, seja temporariamente ou para sempre, se encontram em situação de vulnerabilidade e buscam acolhimento. No entanto, assim como o Pequeno Príncipe, sofrem desilusões ao serem responsabilizados pelos locais de risco das suas moradias, como no rompimento da barragem em Brumadinho, que a princípio era um local de risco e depois foi considerado um ato criminoso. Além disso, se forem estrangeiros, por falta de regulações, deixam de ser vistos como vulneráveis internacionalmente.
Portanto, infere-se que medidas para amenizar os desafios enfrentados por refugiados ambientais tornam-se necessárias. Para isso, cabe ao governo, criar fundos monetários, por meio de colaboração de empresas, com a finalidade de ter estrutura para receber e ajudar vítimas de catástrofes. Além disso, é urgente que o Ministério da Cidadania desenvolva locais de acolhimento por meio de políticas públicas, a fim de proporcionar conforto e cuidado para as vítimas, com o intuito de disponibilizar o melhor tratamento possível para essa comunidade. Somente assim, os refugiados serão tirados da invisibilidade como mencionado pela escritora Djamila Ribeiro.
VOCÊ É O LIDER DA SUA VIDA ❣
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.