Antes de tudo, é válido apontar a ausência de interesse da sociedade brasileira na causa como um dos entraves para a resolução do problema. Sabe-se que, quando um conjunto de cidadãos fecha os olhos para a problemática exposta, tem-se a falsa sensação de que a mesma não existe, ou até mesmo há a ilusão de que todos vivem harmoniosamente, como no conceito sociológico de "Democracia Racial", que foi desmistificado pelo sociólogo J.M Carvalho no contexto brasileiro do século XX.
Outrossim, há uma deficiência no campo educacional brasileiro em relação à questão apresentada e que se mostra como obstáculo para o fim do embargo. É notório que a questão dos refugiados no Brasil é apresentada nas escolas de forma breve e pouco humanizada, perpetuando os estereótipos e estigmas associados às populações supracitadas, o que certamente tomou grandes proporções no momento de deslocamento de venezuelanos para o Brasil em decorrência da crise social e política vivenciada no território venezuelano nos últimos anos.
Logo, conclui-se que urge a necessidade de a mídia (a exemplo da TV, redes sociais e rádio) promover campanhas de conscientização acerca da exclusão recorrente dos refugiados na sociedade brasileira, com o objetivo de sensibilizar e preencher as lacunas em relação ao problema de todos os cidadãos da antiva Ilha de Vera Cruz fazendo, assim, com que a problemática seja amenizada e que, também, seja dado um grande passo em diração à garantia dos direitos humanos dos grupos que mais sofrem com a segregação e a discriminação (os refugiados)
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.