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Por mandenha
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#115314
O livro "Cidadão de Papel", do jornalista Gilberto Dimenstein, denuncia o abismo entre os direitos garantidos no papel e sua execução, na prática. Nesse sentido, ao se analisar a realidade brasileira, percebe-se a distância exposta pelo autor na obra, tendo em vista que, em um país em que todos são iguais perante a lei, há fortes obstáculos à inclusão dos refugiados. Isso se deve ao baixo engajamento da sociedade e a um déficit educacional.

Antes de tudo, é válido apontar a ausência de interesse da sociedade brasileira na causa como um dos entraves para a resolução do problema. Sabe-se que, quando um conjunto de cidadãos fecha os olhos para a problemática exposta, tem-se a falsa sensação de que a mesma não existe, ou até mesmo há a ilusão de que todos vivem harmoniosamente, como no conceito sociológico de "Democracia Racial", que foi desmistificado pelo sociólogo J.M Carvalho no contexto brasileiro do século XX.

Outrossim, há uma deficiência no campo educacional brasileiro em relação à questão apresentada e que se mostra como obstáculo para o fim do embargo. É notório que a questão dos refugiados no Brasil é apresentada nas escolas de forma breve e pouco humanizada, perpetuando os estereótipos e estigmas associados às populações supracitadas, o que certamente tomou grandes proporções no momento de deslocamento de venezuelanos para o Brasil em decorrência da crise social e política vivenciada no território venezuelano nos últimos anos.

Logo, conclui-se que urge a necessidade de a mídia (a exemplo da TV, redes sociais e rádio) promover campanhas de conscientização acerca da exclusão recorrente dos refugiados na sociedade brasileira, com o objetivo de sensibilizar e preencher as lacunas em relação ao problema de todos os cidadãos da antiva Ilha de Vera Cruz fazendo, assim, com que a problemática seja amenizada e que, também, seja dado um grande passo em diração à garantia dos direitos humanos dos grupos que mais sofrem com a segregação e a discriminação (os refugiados)
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por eliabejonata
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#115367
Você só precisa incluir algumas coisas que ficou em falta!

Sua INTRODUÇÃO está PERFEITA! Você deu contexto ao que ia escrever, apresentou o tema e expôs as suas teses! Daria 1000 só pela INTRO. 👏

No DESENVOLVIMENTO 1, você iniciou bem, com um tópico frasal se referindo à tese.
É importante que você separe o seu repertório da sua argumentação. Dessa forma, a estrutura do seu D1 ficaria da seguinte forma:

1 - Tópico frasal - Tese
2 - Apresentação do repertório
3 - Argumentação - Baseada no repertório

Obs: Isso serve para os dois DESENVOLVIMENTOS

No DESENVOLVIMENTO 2, não entendi bem se você usou como repertório a crise social e política vivenciada no território venezuelano nos últimos anos, mas se sim, é interessante que você use a mesma dica que eu lhe dei sobre o D1

Essas observações que eu fiz relacionadas aos DESENVOLVIMENTOS servem para a melhor compreensão da sua argumentação.

Na CONCLUSÃO, siga os elementos AGENTE, AÇÃO, MODO/MEIO, EFEITO e DETALHAMENTO. Nesse caso a sua conclusão ficaria da seguinte forma:

"Logo, conclui-se que urge a necessidade de a mídia (AGENTE), suporte de difusão da informação (DETALHAMENTO), promover a inclusão dos refugiados no Brasil (AÇÃO), como resolução do problema. Tal ação deve ocorrer por meio de campanhas que conscientizem a população acerca da recorrente exclusão dos imigrantes (MEIO), além do incentivo ao acolhimento dessas pessoas na sociedade, com o objetivo de amenizar a problemática (EFEITO). Por fim, como proposto no livro "Cidadão de papel", todos serão considerados iguais perante a lei."

Eu dei um exemplo, mas você fica livre pra redigir a conclusão no seu modelo de escrita. Eu quis destacar os elementos que não podem faltar numa redação de ENEM.

Você seguido esse padrão de CONCLUSÃO, você tirará 200 pontos na competência 5

Só isso. Kkkkkkkkkej. 🙂👍
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Por mandenha
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#115390
eliabejonata escreveu:Você só precisa incluir algumas coisas que ficou em falta!

Sua INTRODUÇÃO está PERFEITA! Você deu contexto ao que ia escrever, apresentou o tema e expôs as suas teses! Daria 1000 só pela INTRO. 👏

No DESENVOLVIMENTO 1, você iniciou bem, com um tópico frasal se referindo à tese.
É importante que você separe o seu repertório da sua argumentação. Dessa forma, a estrutura do seu D1 ficaria da seguinte forma:

1 - Tópico frasal - Tese
2 - Apresentação do repertório
3 - Argumentação - Baseada no repertório

Obs: Isso serve para os dois DESENVOLVIMENTOS

No DESENVOLVIMENTO 2, não entendi bem se você usou como repertório a crise social e política vivenciada no território venezuelano nos últimos anos, mas se sim, é interessante que você use a mesma dica que eu lhe dei sobre o D1

Essas observações que eu fiz relacionadas aos DESENVOLVIMENTOS servem para a melhor compreensão da sua argumentação.

Na CONCLUSÃO, siga os elementos AGENTE, AÇÃO, MODO/MEIO, EFEITO e DETALHAMENTO. Nesse caso a sua conclusão ficaria da seguinte forma:

"Logo, conclui-se que urge a necessidade de a mídia (AGENTE), suporte de difusão da informação (DETALHAMENTO), promover a inclusão dos refugiados no Brasil (AÇÃO), como resolução do problema. Tal ação deve ocorrer por meio de campanhas que conscientizem a população acerca da recorrente exclusão dos imigrantes (MEIO), além do incentivo ao acolhimento dessas pessoas na sociedade, com o objetivo de amenizar a problemática (EFEITO). Por fim, como proposto no livro "Cidadão de papel", todos serão considerados iguais perante a lei."

Eu dei um exemplo, mas você fica livre pra redigir a conclusão no seu modelo de escrita. Eu quis destacar os elementos que não podem faltar numa redação de ENEM.

Você seguido esse padrão de CONCLUSÃO, você tirará 200 pontos na competência 5

Só isso. Kkkkkkkkkej. 🙂👍
Muito obrigadaaa
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