Primeiramente, vale ressaltar que a falta de acessibilidade é um grande problema enfrentado por esse grupo de pessoas, causado pela baixa atuação dos setores governamentais. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, tal prática é deturpada. Devido à falta de atuação das autoridades, os obstáculos e as barreiras nas calçadas são o que mais dificultam o deslocamento pela cidade, sensibilizando a locomoção segura e autônoma de uma pessoa deficiente. Dessa forma, a falha governamental contribui para a problemática desses indivíduos.
Outrossim, a carência de oportunidades de emprego para esse grupo, também é um empecilho para a solução desse problema. Nesse sentido, o filme estadunidense “espelho, espelho meu”, mostra as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com mutação genética que afeta o crescimento do osso (nanismo), a conseguir um emprego na cidade, devido as suas condições físicas. Pois esses indivíduos são tratados como incapazes, certificando o preconceito da sociedade com esse grupo de pessoas. Desse modo, o combate ao preconceito é essencial para garantir o bem-estar dessas pessoas, e impedir falta de acessibilidade no mercado de trabalho.
Infere-se, portanto, a necessidade da atuação da prefeitura - sede do poder executivo do município – de realizar mudanças nos meios urbanos, por meio de obras, como rampas de acesso, disponibilidades nos estacionamentos, sistema de transportes mais acessíveis, etc. A fim de promover acessibilidade, para esse grupo se locomover com segurança e autonomia. Além disso, com a ajuda das mídias sociais, empresas e escolas devem elaborar campanhas de conscientização a respeito de pessoas deficientes físicas, visando inseri-las no mercado de trabalho com maior facilidade, e incentivar a inclusão desse grupo na sociedade. Assim, será possível alcançarmos uma sociedade mais acessível e segura para todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada