Nesse contexto, observa-se a omissão governamental como o principal empecilho á resolução da problemática. Acerca disso, é oportuno rememorar o pensamento do sociólogo Zygmunt Bauman em que, algumas instituições perderam a sua função social, configurando-se como "zumbis". Dessa forma, tal ideia está intimamente ligada ao Brasil, visto que, na teoria, as leis existem e na prática não são executadas corretamente. Isso, por conseguinte, potencializa um cenário de aflição para o corpo brasiliano.
Ademais, é importante destacar a assimetria social que gera efeitos desastrosos nessa questão. Nesse viés, é pertinente citar o escritor Ariano Suassuna, no qual afirma que existe uma injustiça secular capaz de dividir o Brasil em dois países distintos: o dos privilegiados e o dos despossuídos. Nesse sentido, a crítica feita por Suassuna é vista na realidade,no qual a população vive uma completa desunião, em aspectos sociais e econômicos. Assim, é urgente a adoção de uma nova posição dessa instituição.
Observa-se, mediante ao exposto, a necessidade de combater os impasses para a inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular. Desse modo, o Estado - enquanto garantidor de direitos fundamentais - deve, por meio de um investimento pesado, diminuir as barreiras arquitetônicas e ampliar a infraestrutura nas unidades escolares, a fim de minimizar os obstáculos encontrados pelos estudantes. Além disso, o Governo Federal investir na capacitação de professores, com o intuito de facilitar a comunicação e oferecer um ensino de qualidade aos alunos. Com essas medidas, desarte, será possível associar os elementos elencados na Constituição Federal com o cenário nacional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.