Primeiramente, como sabemos, o marketing digital invadiu o mundo das redes sociais, o que colaborou com o destaque que os influencers estão ganhando nestes aplicativos, já que são os encarregados de divulgarem as marcas e consequentemente seus produtos. De acordo com um estudo feito pela Youpix, cerca de 90% dos jovens entre 18 e 34 anos compraram/compram algo recomendado pelos influenciadores, visto que, através de propagandas, incentivam seus seguidores a consumirem os produtos que divulgam, levando assim inúmeras pessoas a gastarem de maneira impulsiva e exagerada, gerando problemas pessoais, como dividas, e até mesmo problemas ambientais.
Além disso, como afirma o filosofo Noam Chomsky, “Não se pode controlar o próprio povo pela força, mas se pode distraí-lo com consumismo”. É possível notar que o mercado digital e as empresas como um todo encontraram nos influenciadores uma forma de controlar as decisões e pensamentos das pessoas de uma maneira inconsciente, já que por acreditarem e confiarem nesses indivíduos, os consumidores não percebem que estão sendo enganados e controlados pelo mercado, podendo assim dizer que foram distraídos com o consumismo, como o próprio filosofo cita em sua fala.
Portanto, é preciso que a sociedade junto ao governo tomem medidas para evitar os impactos que a influência negativa dos influenciadores digitais e do mercado digital trazem para a vida das pessoas, criando campanhas em redes sociais, palestras em escolas para jovens a partir do fundamental II, propagandas e anúncios que devem passar em intervalos comerciais com o intuito de conscientizar a população sobre seus comportamentos consumistas e também sobre a influência da internet em suas escolhas diárias. Dessa maneira, as pessoas serão alertadas a tomarem decisões responsáveis e não se deixarem ser influenciadas e/ou distraídas com o consumismo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada