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#70876
Na obra "A República", do filósofo grego Platão, é idealizada uma cidade livre de problemas. Entretanto, fora dessa produção literária, com ênfase no corpo social brasileiro hodierno, nota-se o oposto das ideias de Platão, visto que os perigos das fake news na era da informação representam um empecilho com grandes proporções. Dessa forma, é notório que esse cenário antagônico é fruto tanto da falta de politicas públicas, quanto da população inconsequente. Assim, é necessário um olhar sobre esses aspectos.
Convém ressalta a princípio, a ausência de medidas governamentais para combater a divulgação de fake news. De acordo com o filósofo grego Aristóteles, a politica deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, a estabilidade seja alcançada. No entanto, isso não ocorre no Brasil, devido à carência de leis que punam os indivíduos que produzem e compartilham informações falsas, estas que acabam gerando medo e pavor na sociedade. Logo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal.
Outrossim, a colaboração da população na disseminação de notícias inverídicas também pode ser apontado como promotor do problema. Segundo uma matéria do G1 (Globo em 1 minuto), em 2014 uma mulher foi morta no estado de São Paulo, após um site postar boatos de que ela teria envolvimento com magia negra. Partindo desse pressuposto, os internautas não pesquisam a veracidade das notícias, e crentes de que é a verdade absoluta, espalham-nas rapidamente no âmbito digital, criando assim uma sociedade alienada em tudo o que leem. Destarte, isso retarda a resolução do problema, já que a dispersão de fake news contribui para a perpetuação desse quadro caótico.
Portanto, com o intuito de mitigar os perigos das fake news, faz-se necessário que o Ministério da Educação - como órgão responsável pela administração e promoção educacional no país - deve inserir na grade das instituições de ensino à abordagem das fakes news, enfatizando seu histórico e impacto na sociedade, por meio das aulas de História, com o intuito de instruir os jovens sobre o assunto. E assim, o impacto das fake news será amenizado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#71011
@euvitoria, Boa noite!
Espero que você esteja bem. Como todos aqui, também sou estudante, então pode haver algum erro na minha correção,certo?
Primeiramente, você abordou bem o tema, de forma concisa, sem rodeios ou floreios desnecessários. Só acho que você precisa prestar um pouquinho mais de atenção ao uso de vírgulas e da crase, percebi alguns errinhos que podem te atrapalhar na hora de fazer uma redação para o Enem, por exemplo. " deve inserir na grade das instituições de ensino à abordagem das fakes news"- a crase aqui é desnecessária, fake deve estar no singular. "Convém ressalta a princípio, a ausência de medidas governamentais para combater a divulgação de fake news."- deve haver uma vírgula após ressaltar. São coisinhas bobas que às vezes passam despercebidas.
Você fez um bom desenvolvimento, as citações estão corretas, mas o primeiro parágrafo do desenvolvimento poderia ser um pouquinho mais longo, explanando a responsabilidade governamental na divulgação de fake news. Tome como exemplo o terceiro páragrafo, onde você explicou de forma direta e com propriedade a disseminação por parte da sociedade (excelente,aliás :) ).
Você selecionou bem os argumentos, teve atenção na hora de criar cada parágrafo, eu consigo notar seu cuidado em não deixar frases soltas e conectar um parágrafo ao outro. Os recursos coesivos foram muito bem utilizados,sem excessos, criando um texto limpo e de fácil leitura.
Na conclusão, você poderia discorrer um pouco mais sobre como o Ministério da Educação poderia ajudar no combate às fake news, bem como "amarrar" o final do texto ligando-o à sua referência inicial, no caso Platão em "A República". Aqui, seria bom também pensar, será que existe algo mais que pode ser feito para acabar com esse problema? Por quem? Seria o caso de conscientizar as pessoas através, por exemplo, da veiculação de campanhas publicitárias sobre o assunto? Será que a imprensa, dessa forma, poderia ajudar? -Com esse pensamento sua proposta de intervenção será mais ampla, aumentando, também, a argumentação.
Por fim, você está no caminho certo, só precisa mesmo de praticar e se atentar a pequenos detalhes.
Continue!
Qualquer coisa que precisar, me marque que eu tento ajudar.
Beijos e um ótimo fim de semana!
#71721
Olá, @euvitoria ! Espero que esteja bem!💖

👉🏽LEMBRANDO QUE NÃO SOU ESPECIALISTA EM REDAÇÃO.

✅CORRETO

❌ERRO/FALTA

📝ERRO DE PORTUGUÊS ( AINDA NÃO SOU MUITO BOA NESSA PARTE )

🧐OPINIÃO

😉DICA

✍🏾✍🏾INTRODUÇÃO✍🏾✍🏾
✅[REPERTÓRIO]Na obra "A República", do filósofo grego Platão, é idealizada uma cidade livre de problemas. ✅[TESE]Entretanto, fora dessa produção literária, com ênfase no corpo social brasileiro hodierno, nota-se o oposto das ideias de Platão, visto que os perigos das fake news na era da informação representam um *empecilho com grandes proporções*. ✅[ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO] Dessa forma, é notório que esse cenário antagônico é fruto tanto da falta de politicas públicas, quanto da população inconsequente. Assim, é necessário um olhar sobre esses aspectos.

🧐AO MEU VER, SUA INTRODUÇÃO ESTÁ EXCELENTE.

✍🏾✍🏾D.1✍🏾✍🏾
✅[TÓPICO FRASAL]Convém ressalta📝[erro de digitação "ressaltar"] a princípio, a ausência de medidas governamentais para combater a divulgação de fake news.✅[REPERTÓRIO] De acordo com o filósofo grego Aristóteles, a politica 📝[política] deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, a estabilidade seja alcançada.✅ARGUMENTAÇÃO No entanto, isso não ocorre no Brasil, devido à carência de leis que punam os indivíduos que produzem e compartilham informações falsas, estas😉 ["as quais" fica melhor] que acabam gerando medo e pavor na sociedade.[POR QUÊ? ] ✅FINALIZAÇÃO Logo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal.

✍🏾✍🏾D.2✍🏾✍🏾
✅[TÓPICO FRASAL]Outrossim, a colaboração da população na disseminação de notícias inverídicas também pode ser apontado como promotor do problema. ✅[REPERTÓRIO/NOTÍCIA] Segundo uma matéria do G1 (Globo em 1 minuto), em 2014 📝[,]uma mulher foi morta no estado de São Paulo, após um site postar boatos de que ela teria envolvimento com magia negra.✅ARGUMENTAÇÃO Partindo desse pressuposto, os internautas não pesquisam a veracidade das notícias, e crentes de que é a verdade absoluta, espalham-nas rapidamente no âmbito digital, criando📝[,] assim[,] uma sociedade alienada em tudo o que leem 📝[lêem] . ✅[FINALIZAÇÃO]Destarte, isso retarda a resolução do problema, já que a dispersão de fake news contribui para a perpetuação desse quadro caótico.

🧐ÓTIMO!

✍🏾✍🏾CONCLUSÃO✍🏾✍🏾
Portanto, com o intuito de mitigar os perigos das fake news, faz-se necessário que o ✅[AGENTE DETALHADO]Ministério da Educação - como órgão responsável pela administração e promoção educacional no país - ❌deve❌ inserir ✅AÇÃO [insira] na grade das instituições de ensino à 📝[a] abordagem das fakes news, enfatizando seu histórico e impacto na sociedade, ✅[MEIO] por meio das aulas de História,✅[FINALIDADE] com o intuito de instruir os jovens sobre o assunto.❌ E❌ assim, o impacto das fake news será amenizado. [RETOME O REPERTÓRIO DA INTRODUÇÃO. É BOM RETOMÁ-LO EM ALGUMA PARTE DO SEU TEXTO].

🧐ÓTIMO!

🧚‍♀️ESPERO TER AJUDADO. BONS ESTUDOS!🧚‍♀️

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