Em primeira análise, as fake news sempre existiram, contudo, com o desenvolvimento dos meios de comunicação se torna cada vez mais difícil detectá-las. Além disso, muitas dessas notícias podem acarretar em mazelas sociais irreversíveis, a exemplo disso, na novela "Travessia", a personagem principal Brisa foi perseguida pelas ruas de Mandacaru devido a uma imagem dela manipulada para assemelhar-se a uma sequestradora de bebês do Rio de Janeiro. Assim sendo, é preciso criar meios de detecção dessas notícias inverídicas.
Entretanto, na tentativa de barrar ou reduzir a proliferação das fake news surgiram sites e aplicativos que aferem as informações e as classificam em verdadeiras ou falsas, assim, impedindo que, em caso de recebimento da notícia, os cidadãos sejam enganados. Nesse viés, a página Fato ou Fake criada pelo G1 é um local de fácil acesso que recebe, por meio de denúncias de seus usuários, materiais retirados da internet para investigar e analisar se tal conteúdo possui validade ou não. Todavia, o corpo social ainda sofre, visto que, alguns de seus membros não conhecem essas ferramentas e nem outros métodos para se protegerem das mentiras presentes nos meios informacionais.
Logo, faz-se necessário realizar as medidas cabíveis contra as fake news. Primeiramente, os 5570 municípios devem construir uma delegacia de combate a crimes virtuais para rastrear e aplicar as punições passíveis em lei. Ademais, as escolas devem promover aulas de educação digital, nas quais, serão ensinadas formas de identificação de notícias enganosas. E por fim, as mídias devem criar campanhas educativas acerca do assunto. Dessa maneira, será possível impedir que o medo que controlava as pessoas na ditadura volte a imperar no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.