Convém ressalta a princípio, a ausência de medidas governamentais para combater a divulgação de fake news. De acordo com o filósofo grego Aristóteles, a politica deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, a estabilidade seja alcançada. No entanto, isso não ocorre no Brasil, devido à carência de leis que punam os indivíduos que produzem e compartilham informações falsas, estas que acabam gerando medo e pavor na sociedade. Logo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal.
Outrossim, a colaboração da população na disseminação de notícias inverídicas também pode ser apontado como promotor do problema. Segundo uma matéria do G1 (Globo em 1 minuto), em 2014 uma mulher foi morta no estado de São Paulo, após um site postar boatos de que ela teria envolvimento com magia negra. Partindo desse pressuposto, os internautas não pesquisam a veracidade das notícias, e crentes de que é a verdade absoluta, espalham-nas rapidamente no âmbito digital, criando assim uma sociedade alienada em tudo o que leem. Destarte, isso retarda a resolução do problema, já que a dispersão de fake news contribui para a perpetuação desse quadro caótico.
Portanto, com o intuito de mitigar os perigos das fake news, faz-se necessário que o Ministério da Educação - como órgão responsável pela administração e promoção educacional no país - deve inserir na grade das instituições de ensino à abordagem das fakes news, enfatizando seu histórico e impacto na sociedade, por meio das aulas de História, com o intuito de instruir os jovens sobre o assunto. E assim, o impacto das fake news será amenizado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.