Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o subemprego. Tendo por consequência, 41% de trabalhadores na informalidade, de acordo com os dados do IBGe e uma significativa parcela sem perspectiva de melhora, devido não serem instruídos a buscar uma qualificação profissional que ampliem a possibilidade de reiserção no mercado de trabalho. Essa conjutura, segundo o filósofo Jhon Locke, configura-se como a violação do "contrato social", ja que o Estado não cumpre a função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como o trabalho, na qual é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a crise como impulsionador deste problema no Brasil. Enquanto, conforme dados do IBGE 14% da população esta desempregada e diante desta decadência os operaríos buscaram a informalidade como perspectiva de saída. Logo é incabível que esse cenario perpetue.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esse obstáculos. Para isso, o Ministério do trabalho, juntamente com a secretária estadual do trabalho, disponibilizem cursos profissionalisantes a fim de ampliar uma possibilidade de reseirção no mercado de trabalho. Assim, teríamos mais profissionais com capacidade de entrar em empregos formais, onde o Estado desempenharia corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 20
Você atingiu aproximadamente 10% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.