Avatar do usuário
Por LaDaiany
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#59159
A Carta Magna de 1988, documento mais importante do país, prevê em seu artigo 6⁰, o direito ao trabalho como inerente de todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal perrogativa não tem se reveberado com ênfase na prática quando se observa a informalidade trabalhista, dificultando, desse modo a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o subemprego. Tendo por consequência, 41% de trabalhadores na informalidade, de acordo com os dados do IBGe e uma significativa parcela sem perspectiva de melhora, devido não serem instruídos a buscar uma qualificação profissional que ampliem a possibilidade de reiserção no mercado de trabalho. Essa conjutura, segundo o filósofo Jhon Locke, configura-se como a violação do "contrato social", ja que o Estado não cumpre a função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como o trabalho, na qual é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a crise como impulsionador deste problema no Brasil. Enquanto, conforme dados do IBGE 14% da população esta desempregada e diante desta decadência os operaríos buscaram a informalidade como perspectiva de saída. Logo é incabível que esse cenario perpetue.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esse obstáculos. Para isso, o Ministério do trabalho, juntamente com a secretária estadual do trabalho, disponibilizem cursos profissionalisantes a fim de ampliar uma possibilidade de reseirção no mercado de trabalho. Assim, teríamos mais profissionais com capacidade de entrar em empregos formais, onde o Estado desempenharia corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 20