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A Constituição Federal de 1988 - no capítulo relacionado aos Direitos Sociais - consta o direito ao transporte público de qualidade para todos os cidadãos brasileiros. Na contemporaneidade, embora seja mais amplo, as leis expressas na Carta Magna estão em paralelo com a realidade na qual vivemos, o que ocorre não só devido ao reajuste das tarifas de ônibus em São Paulo como também a redução da velocidade em estradas muito movimentadas.

Em primeiro lugar, vale ressaltar que o aumento das passagens nós transportes públicos vem a provocar reações populares. Nesse viés, o Movimento Passe Livre (MPL), com a finalidade de obter a gratuidade ao usar os ônibus e os metrôs, por exemplo, foi criada em São Paulo durante o mandato do governador Geraldo Alckmin, no qual foi obrigado a suspender o reajuste. Assim, o desafio da questão da mobilidade urbana no Brasil estará resolvido, o que resultará em igualdade de acesso a todos no direito de ir e vir diariamente.

Ademais, é importante afirmar que é essencial o motorista reduzir a velocidade nas principais ruas e importantes vias públicas. Nesse contexto, a Prefeitura de São Paulo sancionou a lei cujo objetivo é melhorar a fluidez de trânsito, de modo que diminua o número de acidentes. Dessa forma, esta medida está sendo revista pela nova administração pública.

Portanto, cabe ao Governo Federal - em parceria com as prefeituras - realize a construção de mais estradas e rodovias em todo o país, por meio de investimentos nos cofres públicos, a fim de evitar problemas como tragédias e atropelamentos por parte dos pedestres. Com efeito, os desafios acerca desse tema serão superados e satisfatórios pela população.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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Muito se tem discutido, recentemente, acerca das d[…]

nycolas2005 , muito obrigada, fico feliz pela cor[…]

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio &aacu[…]

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