Em primeiro lugar, vale ressaltar que o aumento das passagens nós transportes públicos vem a provocar reações populares. Nesse viés, o Movimento Passe Livre (MPL), com a finalidade de obter a gratuidade ao usar os ônibus e os metrôs, por exemplo, foi criada em São Paulo durante o mandato do governador Geraldo Alckmin, no qual foi obrigado a suspender o reajuste. Assim, o desafio da questão da mobilidade urbana no Brasil estará resolvido, o que resultará em igualdade de acesso a todos no direito de ir e vir diariamente.
Ademais, é importante afirmar que é essencial o motorista reduzir a velocidade nas principais ruas e importantes vias públicas. Nesse contexto, a Prefeitura de São Paulo sancionou a lei cujo objetivo é melhorar a fluidez de trânsito, de modo que diminua o número de acidentes. Dessa forma, esta medida está sendo revista pela nova administração pública.
Portanto, cabe ao Governo Federal - em parceria com as prefeituras - realize a construção de mais estradas e rodovias em todo o país, por meio de investimentos nos cofres públicos, a fim de evitar problemas como tragédias e atropelamentos por parte dos pedestres. Com efeito, os desafios acerca desse tema serão superados e satisfatórios pela população.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.