Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#67538
vitoriaca escreveu:@eurodrigo, muito obrigada!! Juro que ficou excelente para a primeira vez! Tenho algumas observações, mas, passarei para você no particular. Claro, se não se importar.
Mais uma vez, muito obrigada! :D
Que bom que gostou! :D

O meu privado tá aberto! Pode mandar as observações por lá. ;)

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
0
Avatar do usuário
Por Geralcinoj
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#67539
eurodrigo escreveu:Vitória kkkkkkkk, eu tentei corrigir a sua redação por vídeo. (Ideia 100% original. Não é plágio do @Felipe082 :lol:)

Olha, é a minha primeira correvídeo (criei essa palavra, ok?), então... assim kkkkkk. Espero que você goste. Ficou beeeem longa, então recomendo que assista na velocidade 1.2x ou até na 1.5x mesmo. Não sou muito de falar, ou seja, a minha oralidade não é das melhores. De todo modo, tentei. :?

Parabéns pelo texto e pela nota! Lembrando: estou sempre por aqui em caso de dúvidas ou de qualquer papo. Abraços!

AH! Eu fiquei MUITO próximo do microfone, o que fez o barulho da minha saliva aparecer em alguns momentos kkkkkkkk. PERDÃO! Vou me afastar mais dele na próxima. :oops:

Link:
eurodrigo escreveu:Vitória kkkkkkkk, eu tentei corrigir a sua redação por vídeo. (Ideia 100% original. Não é plágio do @Felipe082 :lol:)

Olha, é a minha primeira correvídeo (criei essa palavra, ok?), então... assim kkkkkk. Espero que você goste. Ficou beeeem longa, então recomendo que assista na velocidade 1.2x ou até na 1.5x mesmo. Não sou muito de falar, ou seja, a minha oralidade não é das melhores. De todo modo, tentei. :?

Parabéns pelo texto e pela nota! Lembrando: estou sempre por aqui em caso de dúvidas ou de qualquer papo. Abraços!

AH! Eu fiquei MUITO próximo do microfone, o que fez o barulho da minha saliva aparecer em alguns momentos kkkkkkkk. PERDÃO! Vou me afastar mais dele na próxima. :oops:

Link:
Parabéns pela iniciativa!!! Quando eu estava aqui no fórum pensava em fazer correção em vídeo, só que deixei de lado. A única coisa que percebi sobre um ponto ressaltado por você, e inclusive é apontado por vários professores como um erro na redação, é o uso dos pronomes demonstrativos (esse; essa; estes; etc). Segundo o Manual do Corretor e algumas pesquisas que fiz, as regras dos pronomes demonstrativos são bastantes complexas e até há discordâncias no mundo acadêmico dos gramáticos sobre isso. Por isso, é exigido que o corretor desconsidere a troca de por exemplo "esse" por "este".
Deixarei abaixo um trecho do Manual que fala sobre isto:

Sem querer apresentar uma lista de exceções - justamente porque muitas delas são bastante polêmicas no âmbito dos estudos gramaticais –, decidimos
assumir alguns usos não canônicos, que serão aceitos sem penalizar suas ocorrências como inadequação. São eles: “através de” (fora de contextos literais), “o
mesmo” (usualmente mobilizado em retomadas referenciais) e “onde” especificamente relacionado à “sociedade” e à ideia de “lugar virtual” (site, blog, link...).
A troca entre esse/este, isso/isto etc. também não será penalizada.

FONTE:
https://download.inep.gov.br/educacao_b ... ncia_4.pdf

Tirei 960 no Enem de 2020 :shock: . Agradeço muito as pessoas deste site. :D. Link da minha redação. :arrow: o-estigma-associado-as-doencas-mentais- ... 28496.html
0
Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#67540
Geralcinoj escreveu:Parabéns pela iniciativa!!! Quando eu estava aqui no fórum pensava em fazer correção em vídeo, só que deixei de lado. A única coisa que percebi sobre um ponto ressaltado por você, e inclusive é apontado por vários professores como um erro na redação, é o uso dos pronomes demonstrativos (esse; essa; estes; etc). Segundo o Manual do Corretor e algumas pesquisas que fiz, as regras dos pronomes demonstrativos são bastantes complexas e até há discordâncias no mundo acadêmico dos gramáticos sobre isso. Por isso, é exigido que o corretor desconsidere a troca de por exemplo "esse" por "este".
Deixarei abaixo um trecho do Manual que fala sobre isto:

Sem querer apresentar uma lista de exceções - justamente porque muitas delas são bastante polêmicas no âmbito dos estudos gramaticais –, decidimos
assumir alguns usos não canônicos, que serão aceitos sem penalizar suas ocorrências como inadequação. São eles: “através de” (fora de contextos literais), “o
mesmo” (usualmente mobilizado em retomadas referenciais) e “onde” especificamente relacionado à “sociedade” e à ideia de “lugar virtual” (site, blog, link...).
A troca entre esse/este, isso/isto etc. também não será penalizada.
Bela informação, Geralcinoj! De fato, é algo bem complexo. Inclusive, já vi vários corretores com opiniões divergentes sobre, assim como você pontuou. De toda forma, é interessante saber que esses usos não são mais considerados erros pelo manual - vou descartá-los das minhas próximas correções. Valeu pela observação! ;)

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
0
Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#67541
eurodrigo escreveu:
Nota da C5 alterada para 200. Como já conversamos no privado, não percebi que a exemplificação das mídias era o seu detalhamento. :!:

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#67542
eurodrigo escreveu:Vitória kkkkkkkk, eu tentei corrigir a sua redação por vídeo. (Ideia 100% original. Não é plágio do @Felipe082 :lol:)

Olha, é a minha primeira correvídeo (criei essa palavra, ok?), então... assim kkkkkk. Espero que você goste. Ficou beeeem longa, então recomendo que assista na velocidade 1.2x ou até na 1.5x mesmo. Não sou muito de falar, ou seja, a minha oralidade não é das melhores. De todo modo, tentei. :?

Parabéns pelo texto e pela nota! Lembrando: estou sempre por aqui em caso de dúvidas ou de qualquer papo. Abraços!

AH! Eu fiquei MUITO próximo do microfone, o que fez o barulho da minha saliva aparecer em alguns momentos kkkkkkkk. PERDÃO! Vou me afastar mais dele na próxima. :oops:

Link:
Rodrigoo, adorei a sua correção!! Vibrei quando vi :)
Você foi modesto quando disse que sua oratória não é tão boa... É ótima!
Eu concordei com quase todas as suas observações. Super pertinentes!
Só uma ressalva, além da que o Geraldo já fez: eu, pessoalmente, não gosto de usar conectivo antes de "segundo". Prefiro deixar os conectivos para as situações em que julgo necessário usá-los. Aliás, eu diria que, em geral, sou um adepto do polêmico "conective com moderação" (inventei isso agora) :lol:
Mas esse é o meu estilo. Pensando no ENEM, a sua recomendação faz mais sentido. Inclusive, não costumo incentivar os estudantes a usar menos conectivos, a não ser quando eu considero que há um excesso significativo. É o famoso "faço o que eu digo, não faço o que eu faço".
Bom, é isso. Espero que você continue com as análises em vídeo ;)
0
Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#67545
Felipe082 escreveu:
eurodrigo escreveu:Vitória kkkkkkkk, eu tentei corrigir a sua redação por vídeo. (Ideia 100% original. Não é plágio do @Felipe082 :lol:)

Olha, é a minha primeira correvídeo (criei essa palavra, ok?), então... assim kkkkkk. Espero que você goste. Ficou beeeem longa, então recomendo que assista na velocidade 1.2x ou até na 1.5x mesmo. Não sou muito de falar, ou seja, a minha oralidade não é das melhores. De todo modo, tentei. :?

Parabéns pelo texto e pela nota! Lembrando: estou sempre por aqui em caso de dúvidas ou de qualquer papo. Abraços!

AH! Eu fiquei MUITO próximo do microfone, o que fez o barulho da minha saliva aparecer em alguns momentos kkkkkkkk. PERDÃO! Vou me afastar mais dele na próxima. :oops:

Link:
Rodrigoo, adorei a sua correção!! Vibrei quando vi :)
Você foi modesto quando disse que sua oratória não é tão boa... É ótima!
Eu concordei com quase todas as suas observações. Super pertinentes!
Só uma ressalva, além da que o Geraldo já fez: eu, pessoalmente, não gosto de usar conectivo antes de "segundo". Prefiro deixar os conectivos para as situações em que julgo necessário usá-los. Aliás, eu diria que, em geral, sou um adepto do polêmico "conective com moderação" (inventei isso agora) :lol:
Mas esse é o meu estilo. Pensando no ENEM, a sua recomendação faz mais sentido. Inclusive, não costumo incentivar os estudantes a usar menos conectivos, a não ser quando eu considero que há um excesso significativo. É o famoso "faço o que eu digo, não faço o que eu faço".
Bom, é isso. Espero que você continue com as análises em vídeo ;)
Saaalve, Felipão! Que bom ter ver por aqui. Então, é exatamente isso que você falou! É uma recomendação mais pessoal do que avaliativa, sabe? Sempre ressalto: quanto mais conectividade entre os períodos, menores as chances da C4 despencar kkkkkkkk. Porém, com um texto bem feito e conectado, isso nem é um ponto a ser discutido.

Não ficou tão boa como a sua, mas a gente tenta, né? Aliás, eu fiquei tipo: tá, e se eu errar? Vou ter que refazer TUDO? Aí só depois eu percebi a função de cortar o vídeo na plataforma. Enfim... kkkkkkkkk. :lol:

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#67547
eurodrigo escreveu:Saaalve, Felipão! Que bom ter ver por aqui. Então, é exatamente isso que você falou! É uma recomendação mais pessoal do que avaliativa, sabe? Sempre ressalto: quanto mais conectividade entre os períodos, menores as chances da C4 despencar kkkkkkkk. Porém, com um texto bem feito e conectado, isso nem é um ponto a ser discutido.
Verdade.
.
eurodrigo escreveu:Não ficou tão boa como a sua, mas a gente tenta, né?
Como você é modesto!
Você é mais organizado, sabe usar melhor os recursos tecnológicos e dá algumas dicas em que eu não pensaria. Sua correção certamente não perde pra minha! ;)
.
eurodrigo escreveu:Aliás, eu fiquei tipo: tá, e se eu errar? Vou ter que refazer TUDO? Aí só depois eu percebi a função de cortar o vídeo na plataforma. Enfim... kkkkkkkkk.
:lol:
Eu sou tão "noob" que nem sei usar esse recurso (na verdade, nem tentei)... Já regravei tantos vídeos. Bobeira minha!
.
0
Avatar do usuário
Por cassiahso
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#67649
Oiii olho ssim
vitoriaca escreveu:A Constituição Federal de 1988, no artigo 5º, afirma que todos os cidadãos são iguais perante a lei. Todavia, mesmo com a vigência deste artigo, vale ressaltar a exorbitante desigualdade social presente no Brasil, uma vez que a fome tem se perdurado na vida de muitos brasileiros. À vista disso, com a má administração do dinheiro público e a falta de (1) oportunidade às pessoas mais carentes, fazem-se necessárias medidas para atenuar o impasse supracitado.
//
Primeiramente, é certo que o óbice em questão tem como uma de suas principais causas a má operação do dinheiro público. Segundo o (2)IBGE, apenas 10% da população tupiniquim tem acesso ao capital do país, o que, em um território com mais de 200 milhões de habitantes, torna-se desproporcional, deixando explícito a falta de organização econômica para investir em um bem-estar alimentício aos desfavorecidos, bem como a despreocupação em erradicar o revés mor na pátria, a fome. Por certo, essa adversidade carece de uma deliberação.
//
Outrossim, a ausência de oportunidade no meio trabalhista é uma grande catalisadora para a problemática. Anteriormente, durante a colonização das terras brasileiras, classes sociais começaram a existir, tendo como um de seus métodos de classificação, a condição financeira e, logo depois, foi se desenvolvendo uma aversão, que subsiste até hoje, aos grupos mais pobres. Nesse ínterim, essa aversão dificulta o processo de inserção dessa parcela populacional no mercado de trabalho, graças ao preconceito estruturado, contribuindo para o contínuo avanço da fome no Brasil. Isto posto, é incabível que este caso exista em pleno século XXI.
//
Destarte, os entraves que dão continuidade à fome no país, requerem uma elucidação. Portanto, cabe ao Poder Executivo, juntamente com o MEC, - por meio de mídias sociais como (5) o Instagram, Youtube e Facebook -, elaborar campanhas de incentivo a criação de ONG’s para a oferta de empregos em todo território nacional, aos que sofrem de desnutrição, a fim de extinguir esse mal da vida da população, promovendo uma qualidade de existência através da remuneração vinda do trabalho prestado e assegurando a Constituição.



Oiiii @vitoriaca tudo bem??
Primeiramente gostaria de me desculpar, acabei me embaralhando com trabalhos de escola e só pude ver sua redação agora.
Eu gosteiii muitoooo, já adianto que aprendi inúmeras palavras com a sua redação kkk amei muito seu vocabulário!

Eu assisti a correção do @eurodrigo para não precisar repetir alguma observação kkk mas do meu ponto de vista a sua redação tá perfeita, as minhas observações são opiniões pessoais minhas.

1: você colocou como argumento 2 a falta de oportunidade, e no desenvolvimento 2 vc ficou muito na falta de emprego, então eu acho que seria legal vc colocar algo tipo "falta de oportunidade mercado de trabalho" pq aí deixa o argumento mais delimitado, o corretor já sabe oq esperar, pq só a falta de oportunidade também poderia ser de estudo por exemplo. (Claro, opinião minhaaaaa kkk)
2: Aí eu coloquei uma observação só pra comentar mesmo. Escreve o nome da instituição completo e entre parentes você coloca as siglas, caso vc precise citar a instituição novamente no texto, você pode colocar só as siglas. (Foi assim que eu aprendi rs)
* Em verde foi oq eu achei que vc poderia ter colocado como argumento na tese mesmo, ou algo mais próximo sabe?
3: eu marquei as palavras aversão só pq ficou próximos mesmo, o Rodrigo comentou no vídeo
4: Nos agentes eu acho que ficaria melhor o Ministério Trabalho, já que o objetivo é criar empregos... E acho que fica legal o MEC junto, pq com educação melhores oportunidades de emprego.

É só isso mesmo, eu ainda não tenho muito dominio de gramática para perceber erros assim, exceto os muito óbvios que não foi o seu caso kkkkkk
A sua redação tá simples maravilhosaaaaaaa, eu gostei muito, parabéns!

Desculpa mais uma vez a demora e pela minha correção não tão detalhada rsrs estou começando ainda.
Espero ter te ajudado de alguma forma, abraços! ❤️


Agora eu gostaria de saber do @eurodrigo pq o (5) não poderia ser considerado como detalhamento? Eu costumo fazer detalhamento dessa maneira e gostaria de uma dica kkkkkkk
0
Avatar do usuário
Por Fortes
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#67660
cassiahso escreveu:Agora eu gostaria de saber do @eurodrigo pq o (5) não poderia ser considerado como detalhamento?
Eu já havia modificado a nota. Deixei passar o detalhamento na hora da correção. :?
cassiahso escreveu:4: Nos agentes eu acho que ficaria melhor o Ministério Trabalho, já que o objetivo é criar empregos...
O Ministério do Trabalho foi extinto. Nesse caso, uma possibilidade seria trazer o Ministério da Economia e aliá-lo à Secretaria de Trabalho. ;)

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
0
Avatar do usuário
Por cassiahso
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#67673
@eurodrigo aaa sim entendi kkkk ok, agora é Secretaria do Trabalho, tá anotado.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
85 Exibições
por annahofc
0 Respostas 
20 Exibições
por Juliarobert1
O avanço das ISTs entre jovens brasileiros
por anabeatriz7    - In: Outros temas
0 Respostas 
133 Exibições
por anabeatriz7
5 Respostas 
341 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
97 Exibições
por yasminnnj
5 Respostas 
271 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
118 Exibições
por AnaaMarii4
0 Respostas 
86 Exibições
por Crisonuki
O avanço da tecnologia
por henrique8315    - In: Outros temas
0 Respostas 
89 Exibições
por henrique8315
Obstáculos do avanço da vacina no Brasil
por Dryelle    - In: Outros temas
1 Respostas 
64 Exibições
por Dryelle

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

A Constituição federal de 1988 no ar[…]

O Brasil, diante da democratização d[…]

No que concerne a democracia na era digital, &eacu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM