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Por lais458
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No filme "Velozes e Furiosos: Hobbs e Shaw", o vilão é um homem geneticamente modificado que deseja obter um vírus letal com o qual cogita matar grande parte da humanidade em busca de uma "evolução" da raça humana. Fora do cinema, mas dentro desse contexto, o uso da biotecnologia levanta questões éticas e expõe desafios e inúmeras vulnerabilidades para a sociedade contemporânea. Com isso, essa situação é marcada e influenciada pela ausência de conhecimento sobre as consequências dessa utilização. Como também, busca incessante por lucro: ambos com potencial para colocar em risco a integridade de toda a população.
Deve - se notar, que a contribuição da biotecnologia para a área da saúde é inegável, com a invenção de antibióticos, vacinas e tratamentos com células-tronco mudando a qualidade de vida. No entanto, lidar com manipulação genética e clonagem, por exemplo, pode ser perigoso porque não há o conhecimento necessário para prever as consequências de incluir ou deletar genes em um organismo. Nesse sentido, vai contra a teoria da evolução natural de Charles Darwin, que diz que os organismos mais aptos são selecionados ao longo de centenas de anos e recebem o tempo necessário para experimentar os resultados da variação genética. Dessa forma, é antiético que os tecnólogos atuem interferindo em organismos vivos sem determinar completamente as consequências.
Em paralelo, é importante incluir a ganância humana, que coloca o lucro acima de qualquer moralidade. Nesse contexto, vale citar os alimentos geneticamente modificados, cuja função inicial era adaptar as lavouras aos diferentes climas do Brasil, entretanto, em busca da superprodução e das recompensas econômicas decorrentes, espécies vegetais passaram a apresentar resistência a pragas e genes com maior durabilidade e tamanho. Nessa percepção, isso pode trazer danos à saúde como desenvolvimento de câncer e alergias, além de ser totalmente contrário à ética deontológica do filósofo Kant, a qual afirma que as atitudes devem ser pautadas por uma moral universal e livre de interesses particulares, o que claramente não é o observado nesse cenário.
Fica claro, portanto, que é preciso combater tais entraves que impedem a conciliação da biotecnologia com a ética. Para isso, o Ministério da Ciência e Tecnologia deve investir em pesquisa, por meio de ofício encaminhado à Secretaria da Fazenda, para que mais recursos sejam destinados aos centros universitários. Dessa maneira, pesquisadores terão subsídios para desenvolver seus estudos e oferecer mais segurança ao uso genético da tecnologia. Ademais, munidos de investimentos, cientistas poderão desenvolver métodos como biorremediadores no controle de pragas, a fim de diminuir a excessiva interferência transgênica nos alimentos. Assim, a biotecnologia será amparada pela ética em busca do bem comum e não de interesses particulares ou eugenistas como o do filme.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por lais458
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oii, poderiam corrigir minha redação?
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Por lais458
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Por Felipe082
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#117997
Excelente, @lais458! Continue assim! :D

No filme "Velozes e Furiosos: Hobbs e Shaw", o vilão é um homem geneticamente modificado que deseja obter um vírus letal com o qual cogita matar grande parte da humanidade em busca de uma "evolução" da raça humana. Fora do cinema, mas dentro desse contexto, o uso da biotecnologia levanta questões éticas e expõe desafios e inúmeras vulnerabilidades para a sociedade contemporânea. Com isso, essa situação é marcada e influenciada não somente pela ausência de conhecimento sobre as consequências dessa utilização. Como também, busca utilização como também pela busca ("não somente [...] como também" é uma conjunção coordenativa, então o primeiro e o segundo exemplo não podem aparecer em períodos diferentes) incessante por lucro: ambos com potencial para colocar em risco a integridade de toda a população. (muito boa introdução!)
Deve-se notar, que notar que a contribuição da biotecnologia para a área da saúde é inegável, com a invenção de antibióticos, vacinas e tratamentos com células-tronco mudando a qualidade de vida. No entanto, lidar com manipulação genética e clonagem, por exemplo, pode ser perigoso porque perigoso, porque não há o conhecimento necessário para prever as consequências de incluir ou deletar genes em um organismo. Nesse sentido, vai isso vai (o verbo estava sem sujeito) contra a teoria da evolução natural (apesar da sua explicação estar correta, ao denominá-la você misturou dois conceitos diferentes: evolução e seleção natural) de Charles Darwin, que diz que os organismos mais aptos são selecionados ao longo de centenas de anos e recebem o tempo necessário para experimentar (o que seria "experimentar" nesse contexto?) os resultados da variação genética. Dessa forma, é antiético que os tecnólogos atuem interferindo em organismos vivos sem determinar completamente as consequências. (muito bom parágrafo!)
Em paralelo, é importante incluir a ganância humana, que coloca o lucro acima de qualquer moralidade. Nesse contexto, vale citar os alimentos geneticamente modificados, cuja função inicial era adaptar as lavouras aos diferentes climas do Brasil, entretanto, em busca da superprodução e das recompensas econômicas decorrentes, espécies vegetais passaram a apresentar resistência a pragas e genes com maior durabilidade e tamanho. Nessa percepção, isso pode trazer danos à saúde como desenvolvimento de câncer e alergias (essa afirmação é polêmica, mas não vou entrar no mérito, porque o ENEM não avalia a coerência externa das informações em casos como esse), além de ser totalmente contrário à ética deontológica do filósofo Kant, a qual afirma que as atitudes devem ser pautadas por uma moral universal e livre de interesses particulares, o que claramente não é o observado nesse cenário (desdobre a informação: por que isso não é observado?). (bom parágrafo, mas é necessário desenvolver um pouco mais o argumento)
Fica claro, portanto, que é preciso combater tais entraves que impedem a conciliação da biotecnologia com a ética. Para isso, o Ministério da Ciência e Tecnologia deve investir em pesquisa, por meio de ofício encaminhado à Secretaria da Fazenda, para que mais recursos sejam destinados aos centros universitários. Dessa maneira, pesquisadores terão subsídios para desenvolver seus estudos e oferecer mais segurança ao uso genético da tecnologia. Ademais, munidos de investimentos, cientistas poderão desenvolver métodos como biorremediadores no controle de pragas, a fim de diminuir a excessiva interferência transgênica nos alimentos. Assim, a biotecnologia será amparada pela ética em busca do bem comum e não de interesses particulares ou eugenistas como o do filme. (ótima conclusão!)

Ah, só mais uma observação: ao marcar os usuários, assegure que os nomes ficaram azuis, senão não recebemos a notificação. Encontrei a sua redação por sorte ;)
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