É importante destacar, a priori, os erros cometidos na educação sexual. Para Rubem Alves - educador brasileiro - as escolas brasileiras são caraterizadas como “Escola Gaiola”, haja vista que elas não promovem informações sobre o uso correto de preservativos contra as ISTs, tampouco sobre educação sexual, em geral. Devido à prorrogação de um pensamento arcaico enraizado na sociedade, o qual trata o tema como proibido. Por conseguinte, os adolescentes que possuem uma vida sexual ativa, muitas das vezes contraem essas infecções por não terem conhecimento sobre as formas de prevenção.
Outrossim, vale ressaltar o descaso estatal em promover um sistema de saúde popular mais acessível. A Carta Magna de 1988 - documento de maior soberania no território nacional - valida a saúde como um direito básico de todo cidadão. Contudo, nota-se que esse direito não vem sendo assegurado, já que muitos jovens não conseguem se consultar com ginecologistas e urologistas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que a pouca disponibilidade desses profissionais. Logo, uma grande parcela de jovens possuem as infecções mas não sabem da existência delas e passam adiante para os seus parceiros sexuais.
Depreende-se, então, a necessidade de medidas que venham a controlar o avanço das ISTs entre os adolescentes brasílicos. Portanto, cabe à escola fornecer informações sobre educação sexual, por meio de palestras educacionais auxiliadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a fim de que os estudantes entendam a importância do uso correto dos preservativos e dos riscos quanto a sua ausência. Ademais, o Ministério da Saúde deve aumentar a quantidade de ginecologistas e urologistas no SUS, através das verbas oriundas do Estado, para que haja um acompanhamento profissional facilitado. Assim, será possível atenuar o desenvolvimento das ISTs entre os jovens.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada