Deve-se destacar, de início, o desmatamento desenfreado como uma das principais causas do problema. Nesse sentido, conforme descrito no Artigo 225 da Constituição, todos tem o direito ao meio-ambiente, desde que o preserve para as presentes e futuras gerações. Tal fato encontra-se como uma grande incoerência, já que o fato mencionado não é realizado na prática, visto, a quantidade exacerbada de recursos naturais extraídos diariamente de forma inconsciente e insustentável da natureza.
Porém, falta-nos entender que o meio ambiente não é inesgotável e que os impactos ambientais gerados por nossos interesses desmoderados são irreparáveis. Nesse contexto, têm-se o desastre ocorrido em Brumadinho, no ano de 2019, o qual despejou 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos, que geraram um impacto negativo grandioso, não só para o estado do Espírito, mas para a natureza como um todo. Dessa forma, ressalva-se a importância de certos setores sociedade, a exemplo das escolas, na formação cidadã de brasileiros, a fim de que os impactos ambientais causados pelo homem, visando sempre o lucro, deixe de ser um problema em nossa sociedade, como temos visto.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Para que a quantidade de impactos ambientais causados pelo homem sobre a natureza deixem de ser um problema em nossa sociedade, o Ministério do Meio Ambiente por meio de leis de preservação, deveria aplicar pesadas multas a quem poluir ou desmatar sem ordens, a fim de fazer com que o homem ganhe consciência de que a natureza não é inesgotável. Ademais, deveria fiscalizar severamente a construção de empresas e a expansão de cidades, a fim destas não serem construídas precariamente e sugerirem algum risco ao meio ambiente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada