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#57755
Segundo Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa que pode ser usada para mudar o mundo. Essa afirmação pode relacionar-se com a necessidade do processo de alfabetização em questão no Brasil, de forma a demonstrar a importância do Ensino Básico, que vem passando por desvalorização nacional, fruto inegável da negligência estatal, quanto a melhoria da Educação Básica. Assim, é fundamental reconhecer que entre os fatores que fortalecem esse quadro é a desigualdade social e a dificuldade no acesso às escolas.
Primeiramente, a desigualdade social frutifica as problemáticas da alfabetização no país. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o analfabetismo atinge cerca de 7% da população entre 15 anos ou mais. Cria-se, portanto, uma barreira que dificulta a inversão desse quadro social, de maneira a provar a necessidade da criação de políticas sociais para que obtenha-se melhorias no quadro educacional.
Outrossim, a falta de investimentos aliada à negligência estatal, quanto a melhoria do cenário da educação, faz com que o alfabetismo seja dificultado. Trazendo, por sua vez, a difícil compreensão da importância desse meio como proporcionador de melhorias sociais. Por consequência, essa falta de planejamento faz com que o acesso às escolas de qualidade seja um empecilho, dificultando a expansão da educação democratizada à maioria dos indivíduos.
Diante disso, percebe-se que essa questão dos desafios do processo de alfabetização passa por problemas no cenário social e educacional. Para isso, o Governo Federal deve criar um Programa Nacional de aprimoramento de medidas sociais já existentes, tais como bolsa família, permitindo melhorias sociais e investimentos em áreas mais vulneráveis, através do incremento na renda familiar, políticas públicas mais eficazes. Além disso, os governos estaduais devem criar um programa nacional de incentivo à infraestrutura e planejamento escolar, que garanta, por meio de decretos estaduais, que uma parcela das verbas sejam destinadas ao aprimoramento e melhoria das escolas, facilitando, portanto, um maior acesso.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#57773
Segundo Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa que pode ser usada para mudar o mundo. Essa afirmação pode relacionar-se com a necessidade do processo de alfabetização em questão no Brasil, de forma a demonstrar a importância do Ensino Básico, que vem passando por desvalorização nacional, fruto inegável da negligência estatal, quanto a melhoria da Educação Básica. Assim, é fundamental reconhecer que entre os fatores que fortalecem esse quadro é a desigualdade social e a dificuldade no acesso às escolas.

erro: essa afirmação pode se relacionar, próclise:verbo atrai pronome;pronome indefinido atrai pronome. Estude tal parte da gramática,recomendo novíssima gramática,do cegalla.
Evite colocar pronomes demonstrativos antes de pontuação, coloque conectivos no lugar, como:Desse modo, Nesse sentido,Nesse viés, Assim,. (Todos poscedidos de vírgula).

Ok, citou a proposta corretamente, mas deveria ser mais breve,sempre é preferível o mais breve. Assim espero que evite repetições de termos. Além disso, eu também não entendi a sua problematização, está de difícil leitura, faça algo mais simples

Essa afirmação pode relacionar-se com a necessidade do processo de alfabetização em questão no Brasil, de forma a demonstrar a importância do Ensino Básico, que vem passando por desvalorização nacional, fruto inegável da negligência estatal, quanto a melhoria da Educação Básica

Frase Nelson Mandela e tal. Nesse viés, a importância do Ensino Básico se faz imprescindível, porém, de fato, a alfabetização vem passando por alta desvalorização no contexto nacional, deve-se,portanto, a negligência estatal e X.

Nem sei porque coloquei aquele "portanto", meio que estilística,sabe ? Risos. Mas é só isso. Não é necessário rodeios.

Além, treine fazer somente conclusões,é um ótimo exercício. Recomendo que faça sobre injúria, como despoluir o rio Tietê, apropriação cultural, alfabetização, falta de empregos e etc.

De resto, não é necessário corrigir, está muito bom, mas também é necessário cortar excessos, ter refinamento, e se consegue por meio do treino.

A primeira parte da conclusão você pode riscar toda. Somente é necessário a segunda:
"Além disso, os governos estaduais devem criar um programa nacional de incentivo à infraestrutura e planejamento escolar, que garanta, por meio de decretos estaduais, que uma parcela das verbas sejam destinadas ao aprimoramento e melhoria das escolas, facilitando, portanto, um maior acesso."

Somente isto é necessário ao leitor, o resto é vento.
Os desenvolvimentos estão excelentes mesmo, porém, faltou um aproveitamento melhor dos conectivos, recomendo que baixe qualquer tabela no Google, da aba imagens, pesquise "conectivos". Fim. e é só.

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