Primeiramente, a desigualdade social frutifica as problemáticas da alfabetização no país. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o analfabetismo atinge cerca de 7% da população entre 15 anos ou mais. Cria-se, portanto, uma barreira que dificulta a inversão desse quadro social, de maneira a provar a necessidade da criação de políticas sociais para que obtenha-se melhorias no quadro educacional.
Outrossim, a falta de investimentos aliada à negligência estatal, quanto a melhoria do cenário da educação, faz com que o alfabetismo seja dificultado. Trazendo, por sua vez, a difícil compreensão da importância desse meio como proporcionador de melhorias sociais. Por consequência, essa falta de planejamento faz com que o acesso às escolas de qualidade seja um empecilho, dificultando a expansão da educação democratizada à maioria dos indivíduos.
Diante disso, percebe-se que essa questão dos desafios do processo de alfabetização passa por problemas no cenário social e educacional. Para isso, o Governo Federal deve criar um Programa Nacional de aprimoramento de medidas sociais já existentes, tais como bolsa família, permitindo melhorias sociais e investimentos em áreas mais vulneráveis, através do incremento na renda familiar, políticas públicas mais eficazes. Além disso, os governos estaduais devem criar um programa nacional de incentivo à infraestrutura e planejamento escolar, que garanta, por meio de decretos estaduais, que uma parcela das verbas sejam destinadas ao aprimoramento e melhoria das escolas, facilitando, portanto, um maior acesso.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.