Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#48952
No Brasil, o cinema é quase como uma febre e em diferentes partes do país, ele é extremamente popular. Sem dificuldades, muitos brasileiros circulam por ele e assistem seus filmes tranquilamente, cidades como São Paulo e Rio de Janeiro possuem uma quantidade absurda de cinemas espalhados, mas cidades menores, como Coronel João Sá (Cidade do estado da Bahia.) não possuem nenhum cinema, e nenhum suporte para tal, para conseguir isso, os cidadãos devem ir até a cidade vizinha, Paulo Afonso, para assim conseguirem ter acesso ao cinema.

Muitas cidades do Nordeste possuem esse problema, simplesmente pela falta de espaço ou de acesso. Em São Paulo, o problema da falta de cinemas foi resolvido com a vinda dos Shoppings Centers, que tinham os mesmos em seu interior. Alguns cinemas únicos também fazem parte do centro da cidade, sem dificuldade alguma, os cidadãos tem acesso tranquilo a essa arte de lazer.

Em países como a Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra, as coisas funcionam de forma diferente. Qualquer cidadão pode ter um cinema, precisando apenas da propriedade e do direito de dirigi-la, assim, em cidades pequenas, onde o governo não consegue estabelecer a sétima arte de forma fiel, os próprios moradores podem criar, possuir direito de passar os filmes, e entreter os cidadãos, um exemplo disso, é o renomado diretor americano, Quentin Tarantino, que possui o seu próprio cinema, e assim, passa seus próprios filmes por lá, divertindo a vizinhança.

Em São Paulo, isso quase não acontece, já que os cinemas, como dito anteriormente, são fortes presenças em Shoppings Centers, a maioria, pela marca "Cinemark", que controla boa parte deles, atualmente, a maioria dos cinemas são de parte de empresas, dificilmente um cidadão tem o controle de algum, com isso, uma marca como essa não tem o que ganhar em uma cidade pequena, por conta disso, ela acaba focando nas grandes potencias, e esquecendo do interior do Estado ou Cidade ao qual abastece.

Uma boa solução seria adotar a temática desses países, e permitir que qualquer cidadão físico consiga ter seu próprio cinema e comercializar filmes, assim, o público de cidades do interior consegue ter um melhor acesso a tal entretenimento, e como tal, tendo um cinema perto de casa, não iriam gastar tanto, e poderiam ir mais vezes, dessa forma, tanto o dono do estabelecimento (Que iria lucrar, pois todos amam o cinema.) quanto o público (Que iria mais, pois seria mais prático.) iriam sair ganhando.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#49036
No Brasil, o cinema é quase como uma febre e em diferentes partes do país, ele é extremamente popular. [faltou conectivo] Sem dificuldades, muitos brasileiros circulam por ele e assistem seus filmes tranquilamente, cidades como São Paulo e Rio de Janeiro possuem uma quantidade absurda de cinemas espalhados, mas cidades menores, como Coronel João Sá (Cidade do estado da Bahia.) não possuem nenhum cinema, e nenhum suporte para tal, para conseguir isso, os cidadãos devem ir até a cidade vizinha, Paulo Afonso, para assim conseguirem ter acesso ao cinema.
* Sugiro estudar a estrutura da redação, o que deve ter na introdução: contextualização do tema + problematização + sua tese

[faltou conectivo] Muitas cidades do Nordeste possuem esse problema [qual?], simplesmente pela falta de espaço ou de acesso. [faltou conectivo] Em São Paulo, o problema da falta de cinemas foi resolvido com a vinda dos Shoppings Centers, que tinham os mesmos em seu interior. [faltou conectivo] Alguns cinemas únicos também fazem parte do centro da cidade, sem dificuldade alguma, os cidadãos tem acesso tranquilo a essa arte de lazer.
* A estrutura do desenvolvimento é de: chamar o argumento + repertório (dados/citação) para comprovar o que você argumentar + argumentação, você vai defender seu ponto de vista + arrematação da tese, que é um final para o parágrafo

[faltou conectivo] Em países como a Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra, as coisas funcionam de forma diferente < foque no Brasil]. [faltou conectivo] Qualquer cidadão pode ter um cinema, precisando [evite gerúndio] apenas da propriedade e do direito de dirigi-la, assim, em cidades pequenas, onde o governo não consegue estabelecer a sétima arte de forma fiel, os próprios moradores podem criar, possuir direito de passar os filmes, e entreter os cidadãos, um exemplo disso, é o renomado diretor americano, Quentin Tarantino, que possui o seu próprio cinema, e assim, passa seus próprios filmes por lá, divertindo a vizinhança.
* Seus parágrafos estão fora da estrutura, precisa organizar suas ideias

[faltou conectivo] Em São Paulo, isso quase não acontece, já que os cinemas, como dito anteriormente, são fortes presenças em Shoppings Centers, a maioria, pela marca "Cinemark", que controla boa parte deles, atualmente, a maioria dos cinemas são de parte de empresas, dificilmente um cidadão tem o controle de algum, com isso, uma marca como essa não tem o que ganhar em uma cidade pequena, por conta disso, ela acaba focando nas grandes potencias, e esquecendo do interior do Estado ou Cidade ao qual abastece.
* O recomendado é fazer 4 parágrafos: introdução, dois desenvolvimentos e a conclusão
* Sugiro estudar a estrutura e o uso de conectivos, você precisa deles para ligar as orações


[faltou conectivo] Uma boa solução [tem que ser objetivo, ter certeza do que tem que ser feito e não trazer sensação de dúvida] seria adotar a temática desses países, e permitir que qualquer cidadão físico consiga ter seu próprio cinema e comercializar filmes, assim, o público de cidades do interior consegue ter um melhor acesso a tal entretenimento, e como tal, tendo um cinema perto de casa, não iriam gastar tanto, e poderiam ir mais vezes, dessa forma, tanto o dono do estabelecimento (Que iria lucrar, pois todos amam o cinema.) quanto o público (Que iria mais, pois seria mais prático.) iriam sair ganhando. < evite usar parenteses e também ficou sem sentido isso]
* Não apresentou uma intervenção completa, é necessário: agente (quem é o responsável por resolver o problema?) + ação (o que deve ser feito?) + meio/modo (como vai ser feito?) + finalidade (para que será feito?) + detalhamento de um desses elementos

Espero ter ajudado! ;)
#49050
jherodrigues escreveu:No Brasil, o cinema é quase como uma febre e em diferentes partes do país, ele é extremamente popular. [faltou conectivo] Sem dificuldades, muitos brasileiros circulam por ele e assistem seus filmes tranquilamente, cidades como São Paulo e Rio de Janeiro possuem uma quantidade absurda de cinemas espalhados, mas cidades menores, como Coronel João Sá (Cidade do estado da Bahia.) não possuem nenhum cinema, e nenhum suporte para tal, para conseguir isso, os cidadãos devem ir até a cidade vizinha, Paulo Afonso, para assim conseguirem ter acesso ao cinema.
* Sugiro estudar a estrutura da redação, o que deve ter na introdução: contextualização do tema + problematização + sua tese

[faltou conectivo] Muitas cidades do Nordeste possuem esse problema [qual?], simplesmente pela falta de espaço ou de acesso. [faltou conectivo] Em São Paulo, o problema da falta de cinemas foi resolvido com a vinda dos Shoppings Centers, que tinham os mesmos em seu interior. [faltou conectivo] Alguns cinemas únicos também fazem parte do centro da cidade, sem dificuldade alguma, os cidadãos tem acesso tranquilo a essa arte de lazer.
* A estrutura do desenvolvimento é de: chamar o argumento + repertório (dados/citação) para comprovar o que você argumentar + argumentação, você vai defender seu ponto de vista + arrematação da tese, que é um final para o parágrafo

[faltou conectivo] Em países como a Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra, as coisas funcionam de forma diferente < foque no Brasil]. [faltou conectivo] Qualquer cidadão pode ter um cinema, precisando [evite gerúndio] apenas da propriedade e do direito de dirigi-la, assim, em cidades pequenas, onde o governo não consegue estabelecer a sétima arte de forma fiel, os próprios moradores podem criar, possuir direito de passar os filmes, e entreter os cidadãos, um exemplo disso, é o renomado diretor americano, Quentin Tarantino, que possui o seu próprio cinema, e assim, passa seus próprios filmes por lá, divertindo a vizinhança.
* Seus parágrafos estão fora da estrutura, precisa organizar suas ideias

[faltou conectivo] Em São Paulo, isso quase não acontece, já que os cinemas, como dito anteriormente, são fortes presenças em Shoppings Centers, a maioria, pela marca "Cinemark", que controla boa parte deles, atualmente, a maioria dos cinemas são de parte de empresas, dificilmente um cidadão tem o controle de algum, com isso, uma marca como essa não tem o que ganhar em uma cidade pequena, por conta disso, ela acaba focando nas grandes potencias, e esquecendo do interior do Estado ou Cidade ao qual abastece.
* O recomendado é fazer 4 parágrafos: introdução, dois desenvolvimentos e a conclusão
* Sugiro estudar a estrutura e o uso de conectivos, você precisa deles para ligar as orações


[faltou conectivo] Uma boa solução [tem que ser objetivo, ter certeza do que tem que ser feito e não trazer sensação de dúvida] seria adotar a temática desses países, e permitir que qualquer cidadão físico consiga ter seu próprio cinema e comercializar filmes, assim, o público de cidades do interior consegue ter um melhor acesso a tal entretenimento, e como tal, tendo um cinema perto de casa, não iriam gastar tanto, e poderiam ir mais vezes, dessa forma, tanto o dono do estabelecimento (Que iria lucrar, pois todos amam o cinema.) quanto o público (Que iria mais, pois seria mais prático.) iriam sair ganhando. < evite usar parenteses e também ficou sem sentido isso]
* Não apresentou uma intervenção completa, é necessário: agente (quem é o responsável por resolver o problema?) + ação (o que deve ser feito?) + meio/modo (como vai ser feito?) + finalidade (para que será feito?) + detalhamento de um desses elementos

Espero ter ajudado! ;)

Muito obrigado!! Como disse antes, é a minha primeira redação. Vou estudar e me preparar mais, na próxima vez espero ter um resultado melhor.
Obrigado pela avaliação, ajudou bastante!!

SÃO TOMAS DE AQUILO DEFENDE QUE TODAS AS PE[…]

Na obra "Utopia", do escritor ingl&ecir[…]

TEMA: A Infraestrutura do transporte no Brasil

Segundo a escritora brasileira, Clarice Lispector,[…]

Promulgada pela ONU em 1948, a Declaraç&ati[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM