Segundo Maquiavel, o principal objetivo do governante é o poder, não a promoção do bem comum. Sob essa ótica, o pensamento torna-se um fato quando analisa-se o desinteresse governamental em tornar acessível o cinema em cidades pequenas e médias do interior, onde esse tipo de infraestrutura é inexistente. Consequentemente, a população é obrigada a deslocar-se para um centro urbano próximo, a fim de desfrutar de obras cinematográficas, algo que nem todos os indivíduos são capazes de realizar. Nota-se, então, que não há medidas políticas para solucionar a questão e não é um assunto ao menos abordado no meio político, o que exprime a ignorância estatal.
Ademais, é de suma importância destacar o alto valor de entrada como um obstáculo para uma maior acessibilidade ao cinema. Sob esse viés, destaca-se que, seja nos locais físicos de exibição ou em aplicativos de filmes e séries, deve-se pagar uma quantia de dinheiro, a inquietação relaciona-se com o fato de que os valores exigidos não condizem com as condições financeiras de grande parte dos brasileiros. Em contrapartida, no artigo 6, da Constituição Federal, é garantido o direito à cultura e ao lazer, todavia, a prática deturpa a teoria, visto que, como consequência do elevado custo do ingresso, a frequência de visita as salas de exibição tem diminuido cada vez mais.
Portanto, infere-se que o impasse deve ser urgentemente sanado. Destarte, o Ministério da Cultura deve promover eventos comunitários, por meio de verbas governamentais e do apoio da comunidade local, para que hajam exibições de filmes gratuitamente, utilizando espaços públicos, como praças, a fim de tornar o acesso ao cinema mais democrático. Desse modo, realidades como a de Alec poderão ser evitadas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada