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Por EuTijolinn
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#115615
Conforme a Constituição Federal de 1988, o Estado garante a todos o acesso a fontes culturais, que pode ser importante na formação moral e intelectual do indivíduo, tendo conexão, também, à capacidade de socialização. Contudo, devido aos locais na qual estão localizados os cinemas, o acesso à cultura pode ser observado como um nicho selecionado para aqueles que estão próximos do local, que contém relação à classe econômica. Nesse sentido, pela inoperância governamental, muitos brasileiros não possuem condições de ingresso aos cinemas.

Por conta do alto fluxo de pessoas, a maioria dos cinemas são encontrados em shoppings. Da mesma forma, as localizações dos shoppings ocorrem a partir da distinção de classes econômicas em determinados pontos da cidade, favorecendo os setores mais altos. Por outro lado, a população de baixa renda é excluída devido à segregação socioespacial, tornando explícito o pensamento do filósofo Pierre Lévy, "Toda tecnologia cria seus excluídos", sendo evidente a necessidade da democratização do acesso à esses locais.

Ademais, a falta de ação do governo para garantir a introdução de todo o povo ao cinema é reflexo da priorização a burguesia. Em síntese, essa prioridade pode ser observada na zona sul de São Paulo, na favela de Paraisópolis, na qual edifícios de alto padrão podem ser vistos construídos a cima da periferia. Consoante o jornalista Bernard Shaw, "O progresso é impossível sem mudança". Desse modo, caso o Estado não tome atitude para ampliar as redes de cinema pelas cidades, a população de baixa renda continuará sendo excluída e a lei permanecerá como falha.

Portanto, o pensamento do jornalista Bernard Shaw deve ser considerado pelo poder público para que todos tenham a cultura cinematográfica disponível com facilidade. Logo, o governo deve investir em redes de cinema em conexão aos cidadãos com carentes, construindo as redes em locais concentrados por esse povo, além de reduzir os custos de ingressos e alimentícios. Destarte, a população não será compreendida como excluída e a lei será cumprida pelo aperfeiçoamento da democratização do acesso ao cinema no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por OlrenBeat
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#115680
NOTA FINAL 980!
Olá! Sua redação apresenta uma boa estrutura dissertativa-argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão bem definidos. Além disso, você demonstrou um bom repertório sociocultural ao citar a Constituição Federal de 1988 e as ideias do filósofo Pierre Lévy e do jornalista Bernard Shaw.

No entanto, é importante que você tome cuidado com alguns aspectos da sua escrita. Por exemplo, em algumas partes do texto há problemas de concordância verbal ("o acesso à cultura pode ser observado como um nicho selecionado", "muitos brasileiros não possuem condições"), o que prejudica a clareza da mensagem. É importante também prestar atenção na pontuação para evitar frases muito longas ou confusas.

Outro ponto que merece destaque é a necessidade de maior articulação entre os argumentos apresentados no desenvolvimento da redação. Embora você tenha mencionado pontos importantes sobre a exclusão socioespacial dos cinemas e a falta de investimento governamental nessa área, seria interessante estabelecer conexões mais claras entre esses argumentos para fortalecer sua tese.

Por fim, sua proposta de intervenção foi adequada ao tema proposto e contém elementos importantes como redução dos custos dos ingressos e construção das redes em locais concentrados por esse povo. No entanto, seria interessante detalhar melhor o agente responsável pela execução dessa proposta (governo federal? estadual? municipal?) para torná-la mais viável.

Espero ter ajudado! Continue praticando sua escrita para se familiarizar cada vez mais com as exigências do Enem.

Sua redação possui 2 desvios!
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