Por conta do alto fluxo de pessoas, a maioria dos cinemas são encontrados em shoppings. Da mesma forma, as localizações dos shoppings ocorrem a partir da distinção de classes econômicas em determinados pontos da cidade, favorecendo os setores mais altos. Por outro lado, a população de baixa renda é excluída devido à segregação socioespacial, tornando explícito o pensamento do filósofo Pierre Lévy, "Toda tecnologia cria seus excluídos", sendo evidente a necessidade da democratização do acesso à esses locais.
Ademais, a falta de ação do governo para garantir a introdução de todo o povo ao cinema é reflexo da priorização a burguesia. Em síntese, essa prioridade pode ser observada na zona sul de São Paulo, na favela de Paraisópolis, na qual edifícios de alto padrão podem ser vistos construídos a cima da periferia. Consoante o jornalista Bernard Shaw, "O progresso é impossível sem mudança". Desse modo, caso o Estado não tome atitude para ampliar as redes de cinema pelas cidades, a população de baixa renda continuará sendo excluída e a lei permanecerá como falha.
Portanto, o pensamento do jornalista Bernard Shaw deve ser considerado pelo poder público para que todos tenham a cultura cinematográfica disponível com facilidade. Logo, o governo deve investir em redes de cinema em conexão aos cidadãos com carentes, construindo as redes em locais concentrados por esse povo, além de reduzir os custos de ingressos e alimentícios. Destarte, a população não será compreendida como excluída e a lei será cumprida pelo aperfeiçoamento da democratização do acesso ao cinema no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.