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#46986
O cinema pode ser dividido em dois aspectos: como expressão artística, que favorece o desenvolvimento do imaginário humano, contribuindo assim, para a criatividade e o intelecto; e também como lazer, ampliando e diversificando as opções de entretenimento da sociedade. Analisando o atual cenário brasileiro, nota-se que grande parte da população brasileira, por culpa do Estado, permanece excluída desse espaço de desenvolvimento e lazer.

Não obstante o Brasil não ser o país em que mais se cobra impostos, em uma pesquisa realizada pelo instituto Brasileiro de planejamento tributário (IBPT), o país se encontra em último lugar num ranking de 30 países com as maiores cargas tributárias do mundo, cuja análise, mede o índice de retorno desses impostos para o bem-estar da população. Ou seja, têm-se sobre as famílias uma enorme carga tributária e, em contrapartida, a devolução em forma de melhorias é ínfima.

Howard Gardner , autor das Inteligências Múltiplas, descreve a inteligência humana como um conjunto de competências ou “inteligências” que compõem a mente. Ele defende a ideia de que a arte está intimamente ligada ao desenvolvimento humano. Em suma, cria-se um hiato cultural nas classes que são diretamente atingidas por esse sistema tributário retrógado, o qual desfavorece o crescimento humano.

Portanto, é fundamental que as lideranças políticas eleitas pela população tomem providências, por meio de reformas tributárias, visando um sistema mais justo e mais transparente. Somente dessa forma, será possível democratizar o acesso ao cinema e outras artes, contribuindo para uma maior diversidade cultural e de entretenimento para toda a população.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#47074
Contextualização
Apresentação do tema
Tese
Tópico Frasal
Dados
Argumentação
Arrematação da Tese
Arrematação de tese na conclusão
Elementos da proposta de intervenção
Frase de efeito
Termos coesivos
Comentários

O cinema pode ser dividido em dois aspectos: como expressão artística, que favorece o desenvolvimento do imaginário humano, contribuindo assim, para a criatividade e o intelecto; e também como lazer, ampliando e diversificando as opções de entretenimento da sociedade. Analisando o atual cenário brasileiro, nota-se que grande parte da população brasileira, por culpa do Estado, permanece excluída desse espaço de desenvolvimento e lazer.( Nessa introdução noto sua contextualização e apresentação do tema, mas falta a tese!)

( termo coesivo erroneo para início de desenvolvimento!)( Faltou o tópico frasal!)Não obstante o Brasil não ser o país em que mais se cobra impostos, em uma pesquisa realizada pelo instituto Brasileiro de planejamento tributário (IBPT), o país se encontra em último lugar num ranking de 30 países com as maiores cargas tributárias do mundo, cuja análise, mede o índice de retorno desses impostos para o bem-estar da população. Ou seja, têm-se sobre as famílias uma enorme carga tributária e, em contrapartida, a devolução em forma de melhorias é ínfima.( Cadê o argumento?. Nesse desenvolvimento não vejo sua abordagem do tema. Faltou o tópico frasal!)

( Faltou o termo coesivo!)Howard Gardner , autor das Inteligências Múltiplas, descreve a inteligência humana como um conjunto de competências ou “inteligências” que compõem a mente.( Faltou o termo coesivo!) Ele defende a ideia de que a arte está intimamente ligada ao desenvolvimento humano. Em suma, cria-se um hiato cultural nas classes que são diretamente atingidas por esse sistema tributário retrógado, o qual desfavorece o crescimento humano.( Vejo sua argumentação mas essa está muito rasa e superficial. Elabore melhor suas ideias. Faltou o tópico frasal!)

Portanto, ](faltou arrematar a tese!)é fundamental que as lideranças políticas eleitas( Agente) pela população tomem providências(Que providências???), por meio de reformas tributárias,( Meio) visando um sistema mais justo e mais transparente.( FinalidadE) Somente dessa forma, será possível democratizar o acesso ao cinema e outras artes, contribuindo para uma maior diversidade cultural e de entretenimento para toda a população.( Conclusão incompleta! Faltou a ação e o detalhamento da proposta !!)

Sua redação precisa de melhora. Estude argumentação, tópico frasal, proposta de intervenção, temos coesivos, tese, estrutura e planejamento de uma redação.
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