Não obstante o Brasil não ser o país em que mais se cobra impostos, em uma pesquisa realizada pelo instituto Brasileiro de planejamento tributário (IBPT), o país se encontra em último lugar num ranking de 30 países com as maiores cargas tributárias do mundo, cuja análise, mede o índice de retorno desses impostos para o bem-estar da população. Ou seja, têm-se sobre as famílias uma enorme carga tributária e, em contrapartida, a devolução em forma de melhorias é ínfima.
Howard Gardner , autor das Inteligências Múltiplas, descreve a inteligência humana como um conjunto de competências ou “inteligências” que compõem a mente. Ele defende a ideia de que a arte está intimamente ligada ao desenvolvimento humano. Em suma, cria-se um hiato cultural nas classes que são diretamente atingidas por esse sistema tributário retrógado, o qual desfavorece o crescimento humano.
Portanto, é fundamental que as lideranças políticas eleitas pela população tomem providências, por meio de reformas tributárias, visando um sistema mais justo e mais transparente. Somente dessa forma, será possível democratizar o acesso ao cinema e outras artes, contribuindo para uma maior diversidade cultural e de entretenimento para toda a população.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.