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#42658
Cuidar e respeitar
Atualmente vivemos em uma sociedade onde vários tipos de violência persistem, tais como: o feminicídio, a xenofobia, racismo dentre outros. Infelizmente essa triste realidade não se restringe aos humanos; há também vários casos de violência contra animais, tanto domésticos quanto selvagens. E o homem figura nesse meio como o agressor, que direta e indiretamente agride esses animais.
Recentemente muito tem se noticiado sobre as queimadas no Pantanal. O governo de Mato Grosso relatou que perícias realizadas no local apontaram a ação humana como causa das queimadas. Esses incêndios colocam em risco todo um nicho ecológico; uma grande diversidade de animais tem ou já tiveram suas vidas ceifadas, outros sofrem com sequelas das queimaduras ou com escassez de alimento, devido a destruição de seu habitat. Tudo isso aumenta o risco de extinção das espécies mais vulneráveis.
Há também muitos animais domésticos que são vítimas de maus tratos, abandono, mutilações etc. Um caso de grande repercussão foi o de uma cadela de rua conhecida como manchinha a qual foi espancada até a morte por um segurança do Carrefour; esse ocorrido provocou uma grande comoção no país. Mesmo tendo imagens como prova o segurança respondeu pelo crime de maus tratos em liberdade. Infelizmente esse não é um caso isolado e muita das vezes o agressor se quer é indiciado.
Em virtude dos fatos mencionados podemos concluir que se faz necessário a criação de políticas públicas para conscientizar e evitar tais crimes, além de enrijecer as leis que punem os agressores, pois somente assim os animais terão o respeito que merecem.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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