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Por anac7
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Em seu livro "Pituxa, a Vira-Lata", Walcyr Carrasco retrata a realidade da cadelinha Pituxa que, após a morte de seu dono, é submetida aos estados de abandono, fome e maus-tratos. Fora da ficção, percebe-se que infelizmente, a narrativa não destoa da sociedade brasileira, tendo em vista o abandono e maus-tratos aos animais em situação de rua no Brasil. Assim, é preciso salientar os pilares do problema: a negligência populacional e a desordem governamental.
Em primeiro lugar, é evidente o papel da civilização como promotora da problemática, haja vista a passividade dos cidadãos mediante ao tema. Dessa forma, é lícito referenciar o sociólogo alemão Georg Simmel que, em seu livro "The Metropolis and the Mental Life", teorizou que os indivíduos passam a agir com indiferença em meio à situações que ele deveria dar atenção. Sob tal perspectiva, os casos recorrentes e alarmantes de pets abandonados torna-se cotidiano, fator que contribui para a banalização do corpo social e, como consequência, ocorre o agravamento do impasse na sociedade brasileira.
Em segundo lugar, observa-se a desordem do Governo como intensificadora da problemática, uma vez que não há instituições que cuidem dos animais abandonados seja com o auxílio de médicos veterinários, seja com a construção de abrigos que possam receber os pets em situação de rua. Assim, é perceptível que o desmazelo da máquina pública destoa da Declaração dos Direitos dos Animais que, promulgada em 1978, afirma que os animais devem ser respeitados e protegidos. No entanto, o Poder Público não tem cumprido com tal dever, tendo em vista a ausência de medida para reverter o quadro de abandono e maus-tratos vivenciado pelos animais em situação de rua no Brasil.
Destarte, medidas são necessárias para resolver os problemas discutidos. Isto posto, cabe ao Ministério do Meio Ambiente, por meio da construção de espaços adequados e a coparticipação de médicos veterinários, acolher os animais em situação de rua. Além disso, tal ação deve ser vinculada à campanhas comunitárias que abordem o impasse e, assim, incentivem a população à conscientização de carinho e o cuidado para com os pets. Espera-se, com essas medidas, que o problema acerca do tema seja paulatinamente erradicado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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