Em primeira ótica, é de extrema e relevância discutir o desrespeito à lei como principal causa da desumanidade. Segundo o jornal G1 Notícias, animais selvagens podem desenvolver neuroses e outras doenças em cativeiro e muitas vezes os zoológicos e aquários mantêm esses animais em ambientes inadequados às necessidades de cada espécie. Conforme a Lei de Crimes Ambientais n.º 9.605, é crime ambiental qualquer dano ou prejuízo causado à fauna e à flora, todo crime é passível de penalização. Porém, é evidente o não cumprimento da lei, uma vez que, manter animais selvagens enjaulados é crueldade.
Por conseguinte, é fundamental evidenciar o pensamento do filósofo Hanas Jonas, no qual afirma que se deve preservar a matéria presente para garantir às gerações futuras. Contudo, antagonicamente ao pensado por Jonas, observa-se que os maus-tratos contra as espécies não garante sua continuidade no futuro, prejudicando o ecossistema. Isto é, ao passo em que os animais são aprisionados e ficam doentes e deixam de ocupar a biosfera, consequentemente, ocorre a diminuição de recursos naturais e a capacidade de autorregulação da natureza.
Portanto, visando suprimir a problemática ambiental referente aos maus-tratos dos animais, cabe a intervenção do Governo, mais especificamente do Poder Legislativo, reforçar os mecanismos de proteção aos animais em reclusão, por meio do aumento das fiscalizações nos zoológicos, além de impondo leis mais rígidas e punições mais severas de modo infringente para aqueles que de alguma forma prejudicam os animais, a fim de preservar a fauna e, consequentemente, os efeitos que têm no ecossistema.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.