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Por Thaise16
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Os desafios para combater os maus-tratos aos animais e a falta de preservação da fauna é um problema que precisa ser discutido. Uma vez que, prejudica o bem-estar dos bichos que vivem nos zoológicos e afeta diretamente a fauna. Diante disso, dois aspectos fazem-se relevantes: os desrespeito às leis diante dos animais presos em zoológicos e os impactos que este causa no ecossistema.

Em primeira ótica, é de extrema e relevância discutir o desrespeito à lei como principal causa da desumanidade. Segundo o jornal G1 Notícias, animais selvagens podem desenvolver neuroses e outras doenças em cativeiro e muitas vezes os zoológicos e aquários mantêm esses animais em ambientes inadequados às necessidades de cada espécie. Conforme a Lei de Crimes Ambientais n.º 9.605, é crime ambiental qualquer dano ou prejuízo causado à fauna e à flora, todo crime é passível de penalização. Porém, é evidente o não cumprimento da lei, uma vez que, manter animais selvagens enjaulados é crueldade.

Por conseguinte, é fundamental evidenciar o pensamento do filósofo Hanas Jonas, no qual afirma que se deve preservar a matéria presente para garantir às gerações futuras. Contudo, antagonicamente ao pensado por Jonas, observa-se que os maus-tratos contra as espécies não garante sua continuidade no futuro, prejudicando o ecossistema. Isto é, ao passo em que os animais são aprisionados e ficam doentes e deixam de ocupar a biosfera, consequentemente, ocorre a diminuição de recursos naturais e a capacidade de autorregulação da natureza.

Portanto, visando suprimir a problemática ambiental referente aos maus-tratos dos animais, cabe a intervenção do Governo, mais especificamente do Poder Legislativo, reforçar os mecanismos de proteção aos animais em reclusão, por meio do aumento das fiscalizações nos zoológicos, além de impondo leis mais rígidas e punições mais severas de modo infringente para aqueles que de alguma forma prejudicam os animais, a fim de preservar a fauna e, consequentemente, os efeitos que têm no ecossistema.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Caiunao
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#117982
Olá, boa tarde! Corrigindo sua redação sob os critérios do meu conhecimento e ponto de vista estudados (sou apenas um aluno), fica aqui meu feedback:

C1: Sua redação consta frequentes erros de português, como a utilização de vírgulas após a expressão "uma vez que". Essa vírgula pode existir em alguns casos específicos, que não são os que estão impostos na sua redação. Além desse, existiram alguns outros que, com atenção e cuidado, com certeza serão rapidamente resolvidos. (120)
C2: Sua redação apresenta PELO MENOS 1 repertório legitimado, pertinente e produtivo, além de demonstrar um bom domínio da estrutura dissertativa argumentativa. Isso é ótimo, e lhe garante os 200 pontos. (200)
C3: Você selecionou bons argumentos. Considero seu DESENVOLVIMENTO 1 um pouco escasso. Você escolheu repertórios válidos, mas apenas encheu sua argumentação deles sem explicar para o leitor exatamente o que quer dizer (Como se dá esse desrespeito às leis? Por que acontece? Onde acontece? O que impacta diretamente?). Seu projeto de texto está conectado de uma forma aceitável, então não há motivos de penalização quanto a isso. (160)
C4: Você demonstra conhecer os operadores argumentativos para conectar seu texto. Estão devidamente colocados e respeitando a quantidade mínima exigida pelo ENEM. (200)
C5: Proposta ok. Apresenta 4 elementos expostos (Agente, Ação, Meio, Finalidade), porém sem um detalhamento concreto. Talvez alguns corretores considerem a sua especificação do governo como um detalhamento, mas eu acho que ficaria mais como um simples aprofundamento de agente mesmo. Tenta justificar brevemente seu agente e já garante seu detalhamento, como por exemplo você poderia ter colocado, entre travessões, após citar seu agente: "-órgão legal capaz de agir a favor do bem-estar brasileiro através da aplicação de leis e seu regulamento-"

Dado minha análise e sugestões kkkkkk, não poderia deixar de te parabenizar pela redação, você alcançou uma ótima nota. Seus desvios cometidos são facilmente resolvidos se você perseverar no treino e na superação, e eu confio no seu progresso! Deus abençoe, espero que eu tenha ajudado, lembrando que sou apenas um aluno, não sou profissional nem especializado.
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