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Por Isabela0272
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Segundo o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, "a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo", já que ela é responsável pela formação acadêmica e pelo tipo de visão de mundo que um indivíduo desenvolve. Infelizmente, as escolas brasileiras encontram empecilhos para atingir uma educação de qualidade, como por exemplo a violência, que encontra explicação no preconceito com alunos diferentes e na pressão exercida pela escola nos estudantes.

Primordialmente, é importante mencionar que a sociedade atual ainda é impregnada com a discriminação para com grupos minoritários, razão pela qual muitos estudantes são alvos de violência psicológica, emocional e física. Segundo a UNESCO, um em cada três alunos no mundo sofreram com o bullying e crianças vistas como diferentes são os alvos preferidos, o que mostra que a repulsa por pessoas fora do padrão ainda é um enorme problema social.

Convém lembrar também que o ambiente escolar é bastante competitivo e valoriza notas altas acima de tudo, constantemente pressionando os alunos para se esforçarem mais e, mesmo que não intencionalmente, fazendo-os desenvolver transtornos mentais. De acordo com entrevista do Programa de Avaliação Internacional de Estudantes, 56% dos estudantes entrevistados estão estressados com os estudos. Devido à isto, muitos alunos, frustrados com seu mal desempenho acadêmico e sofrendo com a pressão escolar, descontam sua raiva e tristeza em colegas ou até mesmo em professores.

Tendo em vista o mencionado, conclue-se que a intervenção faz-se necessária. É dever do Ministério da Educação e do Instituto de Proteção da Criança e do Adolescente desenvolver melhores técnicas de combate à violência escolar, como a melhoria da fiscalização contra o bullying para que os alunos se sintam mais seguros ao frequentar as aulas, tal como oferecer apoio psicológico gratuito e acessível aos estudantes lidando com estresse e ansiedade, assim transformando o ambiente escolar em um local menos nocivo à saúde mental.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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