Primordialmente, é importante mencionar que a sociedade atual ainda é impregnada com a discriminação para com grupos minoritários, razão pela qual muitos estudantes são alvos de violência psicológica, emocional e física. Segundo a UNESCO, um em cada três alunos no mundo sofreram com o bullying e crianças vistas como diferentes são os alvos preferidos, o que mostra que a repulsa por pessoas fora do padrão ainda é um enorme problema social.
Convém lembrar também que o ambiente escolar é bastante competitivo e valoriza notas altas acima de tudo, constantemente pressionando os alunos para se esforçarem mais e, mesmo que não intencionalmente, fazendo-os desenvolver transtornos mentais. De acordo com entrevista do Programa de Avaliação Internacional de Estudantes, 56% dos estudantes entrevistados estão estressados com os estudos. Devido à isto, muitos alunos, frustrados com seu mal desempenho acadêmico e sofrendo com a pressão escolar, descontam sua raiva e tristeza em colegas ou até mesmo em professores.
Tendo em vista o mencionado, conclue-se que a intervenção faz-se necessária. É dever do Ministério da Educação e do Instituto de Proteção da Criança e do Adolescente desenvolver melhores técnicas de combate à violência escolar, como a melhoria da fiscalização contra o bullying para que os alunos se sintam mais seguros ao frequentar as aulas, tal como oferecer apoio psicológico gratuito e acessível aos estudantes lidando com estresse e ansiedade, assim transformando o ambiente escolar em um local menos nocivo à saúde mental.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.