Segundo o filósofo Pitágoras, educai as crianças para que não seja preciso punir os homens. Outrossim, de maneira análoga vemos que até os dias atuais, este fundamento é apenas teórico e não prático. Nesta conjuntura, pode-se citar o seriado de TV "Todo mundo odeia o Chris" baseado na própria história do Chris Rock que narra os episódios de sua adolescência satiricamente. Até mesmo as surras diárias que recebia no colégio unicamente formado por brancos, no qual é normalizada toda a violência física e psicológica desferida contra o único garoto negro, Chris, que passa a aceitar e permitir as agressões.
No entanto, sabemos que a isenção do governo em tomar providências não os tira da responsabilidade. De modo à mostrar outro ponto de vista, a série "Os 13 porquês" nos mostra que nem todos sentem sede de vingança por todos os abusos sofridos, ao invés de como muitos fizeram cometer um massacre tirando de circulação os que a agrediram, esta personagem por sua vez desiste de sua própria vida como consequência dos 13 porquês, gravados em fitas, para os culpados ouvirem. Contudo, sabemos que na sociedade brasileira isto não distancia-se.
Neste viés, faz-se indispensável que o Ministério da Educação juntamente ao Ministério da Saúde de modo a evitar ou aliviar tais casos anteriormente citados, por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados venha criar políticas públicas a visar que "lavar as mãos" não os inocenta para que os desafios para combater a violência nas escolas brasileiras sejam freados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.