Em primeiro análise, é imperioso analisar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de investimento na educação. No filme "a vida depois", é retratado a vida dos alunos pós atentado na escola. - "Queremos uma mudança real! Política honesta que torne a escola um local seguro para aprendermos e crescermos."- Nick Feinstein (personagem). Desse modo, fora da ficção distingue-de que a realidade em que vivenciamos é idêntica ao filme. Portanto, fica claro, que as autoridades, com urgência, precisam mudar o seu posicionamento diante do impasse.
Outrossim, é crucial explorar o efeito da desigualdade social como outro agente influenciador. De acordo com o artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos os indivíduos nascem livres e iguais em dignidade e direito. Diante desse pressuposto, percebe-se que esse preceito não é concretizado na sociedade já que o Estado não cria medidas protetivas voltadas as escolas públicas. Dertarte, tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a desigualdade social contribuiu para perpetuação desse cenário caótico.
Portanto, urge que o Ministério da Educação - órgão governamental responsável por cuidar das escolas - deve criar, mediante verbas governamentais para proteção dos alunos. Isso pode ser feito por meio de mais seguranças nos arredores dos institutos escolares, câmeras de segurança dentro e fora dos colégios e supervisionamento de viaturas da polícia no dia a dia. Com essa ação, a sociedade brasileira poderá chegar perto de convicções platônicas, e, além disso, alcançar o bem-estar social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada