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Por Alunaaaamed
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#117574
Utopia, a famosa obra do escritor inglês Thomas More, retrata uma sociedade perfeita na qual não existem problemas. Atualmente, observa-se que a realidade brasileira é adversa àquela idealizada na obra, pois a violência nas escolas é um grave entrave social. Portanto, analisam-se as causas dessa situação: a omissão do Estado e a maldade humana.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar a ausência de ações governamentais. De acordo com Thomas Hobbes, filósofo inglês, é responsabilidade do Estado garantir o bem-estar da população. No entanto, ao analisar o cenário brasileiro, percebe-se que o poder público mostra-se incapaz de promover a tranquilidade da sua população, uma vez que não são implementadas políticas públicas capazes de reduzir a violência nas escolas. Desse modo, é necessário um debate com os governantes brasileiros para combater esses atos violentos.

Além disso, a maldade humana agrava a problemática. Com base em dados do G1, em 2019 estimou-se que 54% dos professores já haviam sofrido pessoalmente algum tipo de violência. Em 2017, esse número era de 51%. Nessa perspectiva, é notório que a agressividade no ambiente escolar é um grave problema, evidenciando a presença da maldade humana,tendo em vista que os agressores prejudicam outros estudantes e professores, causando medo e angústia nas vítimas. Dessa forma, enquanto a maldade humana persistir, o Brasil será obrigado a conviver com a opressão.

Portanto, medidas precisam ser tomadas para combater a agressividade nas escolas brasileiras. Nesse sentido, o Ministério dos Direitos Humanos, órgão responsável por garantir os direitos de todos os brasileiros, deve promover campanhas de conscientização por meio de debates, a fim de sensibilizar os agressores. Dessa maneira, certamente, o cenário brasileiro estará mais próximo do idealizado por More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 144

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Pxvesq
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#117581
Olá [mention]Alunaaaamed[/mention],

Muito bem, ótima redação!!! ;)

Vamos lá….

Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
Nota: 160
A redação apresenta um bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. A estrutura das frases e parágrafos está adequada, e há um bom uso de conectivos para a coesão textual. No entanto, observei algumas repetições e falta de variedade lexical, o que poderia ser melhorado.

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Nota: 200
A proposta de redação foi claramente compreendida, tu desenvolves o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo de forma coerente e consistente. Houve uma boa aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento, como filosofia, sociologia e estatística, para embasar os argumentos apresentados. PARABÉNS….

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Nota: 160
Tu selecionas informações relevantes para o desenvolvimento do ponto de vista apresentado, relacionando-as de maneira coerente e organizada. Houve uma boa interpretação dos dados mencionados, como as estatísticas sobre a violência nas escolas. No entanto, seria interessante explorar mais profundamente essas informações, contextualizando-as e apresentando análises mais detalhadas.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Nota: 160
Tu utilizas adequadamente os mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Há o uso de citações de autoridade, como Thomas Hobbes e dados estatísticos do G1, para embasar os argumentos. No entanto, faltou uma maior exploração e análise crítica dessas informações, o que poderia enriquecer a argumentação.

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Nota: 200
A proposta de intervenção apresentada é relevante e coerente com o tema abordado. Tu sugeres que o Ministério dos Direitos Humanos promova campanhas de conscientização por meio de debates para combater a agressividade nas escolas. Essa proposta respeita os direitos humanos e busca sensibilizar os agressores. Além disso, tu estabeleces uma relação com a sociedade utópica idealizada por Thomas More. No entanto, seria interessante fornecer mais detalhes sobre como a proposta seria implementada e quais seriam os possíveis desafios e impactos.


Minhas sugestões;

Evitar repetições e buscar maior variedade lexical.

Explorar e analisar mais profundamente as informações e dados apresentados.

Fornecer mais detalhes sobre a proposta de intervenção, sua implementação e possíveis desafios e impactos.

Elaborar uma conclusão mais assertiva e que retome os principais pontos da argumentação.
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