Em primeiro lugar, é importante ressaltar a ausência de ações governamentais. De acordo com Thomas Hobbes, filósofo inglês, é responsabilidade do Estado garantir o bem-estar da população. No entanto, ao analisar o cenário brasileiro, percebe-se que o poder público mostra-se incapaz de promover a tranquilidade da sua população, uma vez que não são implementadas políticas públicas capazes de reduzir a violência nas escolas. Desse modo, é necessário um debate com os governantes brasileiros para combater esses atos violentos.
Além disso, a maldade humana agrava a problemática. Com base em dados do G1, em 2019 estimou-se que 54% dos professores já haviam sofrido pessoalmente algum tipo de violência. Em 2017, esse número era de 51%. Nessa perspectiva, é notório que a agressividade no ambiente escolar é um grave problema, evidenciando a presença da maldade humana,tendo em vista que os agressores prejudicam outros estudantes e professores, causando medo e angústia nas vítimas. Dessa forma, enquanto a maldade humana persistir, o Brasil será obrigado a conviver com a opressão.
Portanto, medidas precisam ser tomadas para combater a agressividade nas escolas brasileiras. Nesse sentido, o Ministério dos Direitos Humanos, órgão responsável por garantir os direitos de todos os brasileiros, deve promover campanhas de conscientização por meio de debates, a fim de sensibilizar os agressores. Dessa maneira, certamente, o cenário brasileiro estará mais próximo do idealizado por More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 144
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.