Agressões físicas e verbais se tornaram parte do dia a dia da maioria dos educadores nas escolas públicas e privadas do Brasil. Cadeiras são jogadas contra os professores, xingamentos são lançados a todo tempo, ameaças são contantes. Tudo isso faz com que o pedagogo se sinta impossibilitado de ensinar, prejudicando alunos que queiram realmente aprender.
Isso se deve a vida que o aluno leva fora dos portões da escola. Tráfico, drogas e principalmente a violência dentro e fora de casa, são refletidos diretamente nas relações escolares do jovem. Esse panaroma é visto sobretudo nas periferias, onde a pobreza obriga os jovens e adolecentes a entrarem no mundo do crime cada vez mais cedo.
Deste modo infere-se portanto que o Governo Federal juntamente com o Ministério da Educação e Cultura o MEC, devem oferecer palestras e atendimento psicológico aos alunos de todas as instituições. Além do mais é dever da família, educar e dialogar com seus filhos sobre sobre o problema que está por trás da violência tanto dentro quanto fora da escola. Fazendo assim com que todos os alunos conviavam em harmonia com seus colegas e principalmente seus doventes, trazendo uma melhor qualidade de ensino.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada