• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#79186
Na série "Euphoria", a jovem personagem Rue tem sua saúde mental afetada após uma grande perda, adentrando assim no "mundo das drogas". Fora da ficção, fica evidente que a realidade apresentada na série pode ser relacionada àquela do século XXI, pois, infelizmente, a saúde mental dos jovens na atualidade segue cada vez mais vulnerável e subestimada. Nesse sentido, a má utilização das redes sociais e a ausência de mecanismos para tratar a ​saúde mental juvenil são empecilhos para a atual situação.
Logo, é importante ressaltar que, atualmente, o uso incorreto das redes sociais é um grande problema. Segundo um estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh (EUA), jovens que utilizam redes sociais excessivamente possuem três vezes mais chances de ter depressão. Isso ocorre pois a navegação por um longo período pode provocar sensação de improdutividade, de uma vida insatisfatória, além do fato de que o jovem estará mais propenso a sofrer bullying virtual, podendo afetá-lo emocional e psicologicamente.
Ademais, o sistema de saúde ainda não possui meios adequados para lidar com os casos. Segundo a OMS, a maioria dos casos de saúde mental de jovens não são tratados, logo, isso é reflexo da inobservância dos governantes em relação à saúde dos jovens, pois não é ofertado o devido serviço de cuidados direcionados a esse público, especialmente aos jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, resultando no vício em álcool e drogas e aumento dos casos de suicídio.
Portanto, é perceptível que medidas são necessárias para resolver o impasse. O Governo Federal, através do Ministério da Saúde, deve implementar centros clínicos de saúde especializados, por meio de investimentos em profissionais na área de transtornos mentais, como psicólogos e psiquiatras, a fim de diagnosticar e tratar as condições de saúde mental dos jovens.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#79199
Introdução: correta
Desenvolvimento 1: ” Logo” é conectivo de conclusão, poderia usar “nesse contexto” no lugar.
Utilizar conectivo antes de “isso ocorre” Sugestões: desse modo, dessa maneira, dessa forma.
Desenvolvimento 2: repetição da palavra “jovem”
Conclusão: utilizar conectivo antes de “Governo Federal”
Exemplo: “Assim, cabe ao Governo Federal...”
Repertórios e teses corretas
O assédio no Brasil

Alicerdg12 desculpa, mas onde está os seu[…]

O programa "pequenas empresas e grandes negoc[…]

Ao mencionar a frase "Temos de nos tornar na […]

Em 2019 a grave doença, Covid-19 se alastro[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM