Em primeira análise, é importante averiguar a falta de medidas governamentais. Muitos pais não possuem condições financeiras para criarem seus filhos, resultando em abandono. A constituição de 1988, garante como inerente a todo cidadão, o direito a criação, educação, e companhia presente. Porém, isso não se aplica em muitas realidades, confirmando assim, a ideia de John Locke, o governo n está cumprindo com seu " contrato social" com a população.
Além disso, outro motivo é o abandono afetivo. Muitos pais preferem se afastar de seus deveres e responsabilidades, se contentando apenas em pagar pensão, entretanto sabemos que ser pai e mãe vai muito além de oferecer sustento. No Brasil, 5,5 milhões de certidões não apresentam o nome do pai, por isso, se torna necessária uma reflexão sobre o tipo de representatividade familiar estamos apresentando no nosso país.
Portanto, medidas são necessárias para diminuir esse impasse. É necessário que o governo, através da criação de uma lei levada a câmera de deputados, ofereça um pequeno auxílio financeiro para cada família completa, ou seja, composta por mãe e pai no Registro, amenizando assim, o abandono parental e cumprindo com seu "contrato social".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.