Avatar do usuário
Por Evelynjunho
Quantidade de postagens
#116724
A falta de representatividade na televisão brasileira é bastante nítida, tendo em vista que no Brasil metade da população é composta por pessoas negras ou pardas, entretanto isso não é mostrado nas televisões do país, especialmente em programas jornalísticos, filmes, séries e programas de entretenimento infantil. Todavia, há novelas brasileiras em que o personagem em destaque é representado por um ator ou atriz ambos negros mas, segem algum tipo de estereótipo.

Tendo em vista, boa parte das novelas brasileiras que apresentam algum personagem negro na narativa, tanto como papel principal quanto participar no decorre da narativa. É descrito com o estereótipo de ser humilde, mora em favelas ou em bairros periféricos, e de alguma forma está envolvido com a violência e criminalidade do local onde mora. E dentro dessas narrativas geralmente os personagens ocupam cargos como motoristas, jardineiros, secretários e empregadas domésticas, incluindo atos de preconceito e racismo no enredo da narrativa. O que dificulta que um personagem negro tenha algum papel de destaque em uma narrativa, sem que ocorra atos de preconceito ou racismo voltados ao personagem no enredo da narrativa.

Concluindo, da falta de representatividade na televisão, é possível observar que apresentadores negros estão majoritariamente em programas culturais e de entretenimento. Nos casos analisados pela revista vaidapé, a emissora que apresenta maior diversidade é a RedeTV, onde pouco mais de 9% dos apresentadores são negros. Já a Record e o SBT são as campeãs no quesito branquitude. Mas, ambas não possuem sequer um apresentador negro figurando nos programas analisados 80% dos negros estavam em programas de culturais e 20% protagonizavam programas de caráter religioso. Na programação jornalística, educativa e infantil não havia nenhum apresentador negro.

É fundamental que haja mais divercidade de programas brasileiros com apresentadores negros, dito que grande parte da população brasileira é composta por pessoas negras. Entretanto, tendo em base uma pesquisa feita pelo o IBGE no ano de 2022, pessoas negras têm mais presenças em produções audiovisuais sendo cerca de 56% pessoas negras.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
167 Exibições
por Sam76
1 Respostas 
207 Exibições
por Askimwz
1 Respostas 
1546 Exibições
por carol034
3 Respostas 
208 Exibições
por Moon199
0 Respostas 
92 Exibições
por Samuelds166
0 Respostas 
69 Exibições
por Samuelds166
0 Respostas 
470 Exibições
por Thiffs
Sub-representação feminina na politica
por systemcbt    - In: Outros temas
0 Respostas 
133 Exibições
por systemcbt
A representação feminina na política
por Andressa1703    - In: Outros temas
0 Respostas 
88 Exibições
por Andressa1703
Sub-representação feminina na política
por Lari987    - In: Outros temas
3 Respostas 
918 Exibições
por Lari987

No filme "Distrito 9", é […]

besourokafka , Lyh0610 DaviHudson lais458[…]

Na efervescência cotidiana de nossa vida, n&[…]

A sociedade brasileira é muito estigmatizad[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM