Tendo em vista, boa parte das novelas brasileiras que apresentam algum personagem negro na narativa, tanto como papel principal quanto participar no decorre da narativa. É descrito com o estereótipo de ser humilde, mora em favelas ou em bairros periféricos, e de alguma forma está envolvido com a violência e criminalidade do local onde mora. E dentro dessas narrativas geralmente os personagens ocupam cargos como motoristas, jardineiros, secretários e empregadas domésticas, incluindo atos de preconceito e racismo no enredo da narrativa. O que dificulta que um personagem negro tenha algum papel de destaque em uma narrativa, sem que ocorra atos de preconceito ou racismo voltados ao personagem no enredo da narrativa.
Concluindo, da falta de representatividade na televisão, é possível observar que apresentadores negros estão majoritariamente em programas culturais e de entretenimento. Nos casos analisados pela revista vaidapé, a emissora que apresenta maior diversidade é a RedeTV, onde pouco mais de 9% dos apresentadores são negros. Já a Record e o SBT são as campeãs no quesito branquitude. Mas, ambas não possuem sequer um apresentador negro figurando nos programas analisados 80% dos negros estavam em programas de culturais e 20% protagonizavam programas de caráter religioso. Na programação jornalística, educativa e infantil não havia nenhum apresentador negro.
É fundamental que haja mais divercidade de programas brasileiros com apresentadores negros, dito que grande parte da população brasileira é composta por pessoas negras. Entretanto, tendo em base uma pesquisa feita pelo o IBGE no ano de 2022, pessoas negras têm mais presenças em produções audiovisuais sendo cerca de 56% pessoas negras.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada