• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#85301
De acordo com a Constituição de 1988, é direito de todo cidadão ter acesso à cultura e lazer. No Brasil, a realidade difere, pois, milhares de pessoas não tem acesso ao cinema, um dos importantes elementos presentes na cultura e lazer, não cumprindo com o que foi constituído. Por isso, vê-se a necessidade de analisar as causas desse revés, como a desigualdade social e o capitalismo.

É imprescindível notar também como o discurso elitista se faz presente e ativo, de forma negativa, em pautas onde as minorias são incluídas, estimulando o não acesso à cultura para as pessoas de baixa renda. O alto preço dos ingressos e a falta de cinemas em regiões altamente afetadas pela desigualdade são alarmantes, para que, através deles, a mente elitista possa ser refutada.

Todavia, no Brasil atual, cinemas são encontrados cada vez mais em bairros nobres e altamente urbanizados, onde somente aquele que possuem alta renda são capazes de frequentar. É importante ressaltar que o Brasil está entre as dez nações mais desiguais do mundo, e diante disto, é notável que, para muitos, o acesso ao cinema é um lazer luxuoso, e não um direito. Entretanto, visto que o país vive em uma constante instabilidade econômica, os custos gerados por esse luxo, muitas vezes impedem que pessoas em situação de vulnerabilidade possam desfrutar deste.

Contudo, medidas capazes de minimizar essa problemática são de extrema importância. É preciso que, através de projetos politizados, as escolas públicas ressaltem a importância da arte cinematográfica. Outrossim, o Ministério da Cidadania – órgão responsável por promover a cultura no país – deve edificar mais cinemas em áreas indigentes, com intuito de enfim, promover esta democratização. Fazendo com que a Constituição de 1988 se torne uma realidade concreta no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

0
#85467
@yxscxm

Boa tarde, uma ótima redação, mas vou pontuar algumas coisas que vi lendo a mesma viu? Não sou corretor nem nada do tipo, mas preciso tentar contribuir mais com a comunidade deste projeto.

A argumentação pautada na desigualdade e capitalismo se tornou um pouco previsível e rasa, uma boa seria especificar mais um pouco os problemas para que você consiga discorrer mais, por ter usado uma problematização geral você abriu um grande leque, mas não fechou o mesmo.

" Todavia, no Brasil atual, cinemas são encontrados cada vez mais em bairros nobres e altamente urbanizados, onde somente aquele que possuem alta renda são capazes de frequentar. É importante ressaltar que o Brasil está entre as dez nações mais desiguais do mundo, e diante disto, é notável que, para muitos, o acesso ao cinema é um lazer luxuoso, e não um direito. Entretanto, visto que o país vive em uma constante instabilidade econômica, os custos gerados por esse luxo, muitas vezes impedem que pessoas em situação de vulnerabilidade possam desfrutar deste. "
Nestas partes marcada houveram erros de concordância.

"Homem de pequena fé, por que duvidaste?"
0

O ex-presidente Michel temer durante sua gest&atil[…]

Prudência&Sofisticação

samarahbp anasilva1 Anna1

bom dia, Marina li seu texto e minhas observa&cce[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM