É imprescindível notar também como o discurso elitista se faz presente e ativo, de forma negativa, em pautas onde as minorias são incluídas, estimulando o não acesso à cultura para as pessoas de baixa renda. O alto preço dos ingressos e a falta de cinemas em regiões altamente afetadas pela desigualdade são alarmantes, para que, através deles, a mente elitista possa ser refutada.
Todavia, no Brasil atual, cinemas são encontrados cada vez mais em bairros nobres e altamente urbanizados, onde somente aquele que possuem alta renda são capazes de frequentar. É importante ressaltar que o Brasil está entre as dez nações mais desiguais do mundo, e diante disto, é notável que, para muitos, o acesso ao cinema é um lazer luxuoso, e não um direito. Entretanto, visto que o país vive em uma constante instabilidade econômica, os custos gerados por esse luxo, muitas vezes impedem que pessoas em situação de vulnerabilidade possam desfrutar deste.
Contudo, medidas capazes de minimizar essa problemática são de extrema importância. É preciso que, através de projetos politizados, as escolas públicas ressaltem a importância da arte cinematográfica. Outrossim, o Ministério da Cidadania – órgão responsável por promover a cultura no país – deve edificar mais cinemas em áreas indigentes, com intuito de enfim, promover esta democratização. Fazendo com que a Constituição de 1988 se torne uma realidade concreta no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.