Em sua obra "A República", um diálogo de natureza socrática, o filósofo grego Platão propõe uma visão utópica de uma sociedade livre de problemas. No entanto, observa-se que a população vivencia uma situação inversa, uma vez que o assédio moral no trabalho e suas consequências não são características de uma sociedade isenta de dificuldades. Desse modo, algumas negligências perpetradas por sistemas sociais impulsionam negativamente a invisibilidade da problemática no âmbito trabalhista, resultando em diversas consequências, como a desestabilidade psicossocial do indivíduo. Logo, tanto a invisibilidade quanto a omissão estatal são os suscitadores do óbice.
Primeiramente, é imprescindível destacar a marginalização voltada a indivíduos que sofrem assédio moral no trabalho. Em vista disso, Simone de Beauvoir, expoente filósofa francesa, desenvolveu o conceito de invisibilidade social, que diz respeito à indiferença crônica sofrida por determinados grupos marginalizados. Sob essa lógica, a sociedade trabalhista convive com a indiferença crônica denunciada por Beauvoir, haja vista a invisibilidade acarretada por trabalhadores que são expostos a situações humilhantes em detrimento de suas ações, provocando a decadência estigmatizada de funcionários no âmbito do trabalho. Assim, não é razoável que o assédio moral esteja intrínseco em uma sociedade que almeja tornar-se desenvolvida.
Além disso, vale ressaltar a desídia estatal como outro fator que amplifica o impasse. Nesse sentido, Jean-Paul Sartre, expoente ativista francês, afirma, em sua obra "O ser e o nada", que existe o conceito conhecido como "Acomodação Social", segundo o qual há alguns temas banidos da discussão coletiva. Nessa perspectiva, a tese de Sartre pode ser comprovada ao analisar a imprudência estatal, na qual o Estado despreza e inviabiliza a importância de criar e fortificar leis que visem assegurar efetivamente o bem-estar físico e social das pessoas no ambiente de trabalho, para que elas não estejam à mercê de preceitos humilhantes, que têm por objetivo sobrecarregar, estigmatizar e desestabilizar o cidadão. Por isso, enquanto essa disparidade social for a regra, tampouco haverá solução.
Portanto, diante dos fatores que impulsionam negativamente o assédio moral no trabalho, medidas são essenciais para combatê-lo. Cabe ao Governo Federal, por meio da realização de leis legislativas eficientes que visem desestimular o comportamento humilhante e vicioso em instituições trabalhistas, mobilizar ações preventivas de indivíduos em seu ambiente de trabalho, a fim de garantir a estabilidade social nesse âmbito. Ademais, a mídia, como principal órgão informativo, deve, por meio da criação de programas e distribuição de cartazes, conscientizar a população sobre o assédio moral e suas práticas nocivas, à medida que a sociedade busca enfrentar suas próprias adversidades. Essas ações terão a finalidade de mobilizar o Estado e a população, promovendo a redução e o combate de práticas antiéticas, como o assédio moral, na área de trabalho.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.