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Por lauraf
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O desenvolvimento da Cartilha das Leis Trabalhistas do Brasil, durante a Era Vargas, foi um avanço importante para o meio corporativo, tal que garantiu melhores condições aos trabalhadores. Apesar disso, o assédio moral no ambiente de trabalho é uma realidade que deve ser combatida. Diante do exposto, nota-se uma relação de hierarquia abusiva, tal que resulta em consequências não só sobre a vida do empregado, mas também sobre a integridade da empresa.
Sob primeiro aspecto, à medida que uma relação de poder entre diferentes cargos ultrapassa os limites, com o intuito de desestabilizar emocional e profissionalmente o indivíduo, vincula-se um tipo de violência moral. Isso, por sua vez, segue a linha teórica de Thomas Hobbes, na qual o soberano tem direito a tudo, exceto a afligir a existência de seu subordinado, logo, fortalece a tendência de corrupção e de tornar-se um tirano. Dessa forma, é evidente um abuso de autoridade perante a uma empresa em desequilíbrio de domínio. Tal fato manifesta-se de diversas maneiras, tais como humilhações, sobrecarga de trabalho injusta e rebaixamento de funções.
Em segundo plano, a exploração vista como assédio moral coloca em risco a saúde mental das vítimas, uma vez que são constantemente desvalorizadas, humilhadas e tratadas com desprezo. Tal ponto é observado no filme "Tempos Modernos", em que Charles Chaplin retrata de forma humorística os efeitos psicológicos negativos diante desse tipo de ambiente laboral. Com isso, além de prejudicar o operário, a produtividade empresarial também é impactada, já que o ataque tende a diminuir a eficiência dos prestadores de serviço, gerar absenteísmos e afetar o desempenho individual e coletivo. Destarte, é comprovado que toda ação provoca uma reação.
Urge, pois, que medidas sejam tomadas para mitigar os efeitos da problemática. Assim, o governo, cuja função é garantir o bem estar de todos, deve desenvolver campanhas informativas, a fim de que o funcionário seja capaz de identificar e denunciar o abuso e, dessa forma, preservar sua segurança. Ademais, as instituições necessitam criar normas para evitar tais condutas, refletindo em um local saudável e de máximo rendimento.


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Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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