traz uma nova perspectiva sobre a literatura para seus alunos, mostrando-a não
apenas como matéria escolar, mas também como uma forma de entender o
mundo, a sociedade e até mesmo a si próprio. Nesse sentido, é possível
compreender a importância da literatura como um instrumento de transformação
social. Entretanto, esse potencial não vem sendo suficientemente aproveitado no
Brasil. Desse modo, é possível observar seus principais fatores, como a
desigualdade social e a desinformação
Em primeiro lugar, é possível analisar a grande relação entre a desigualdade
social e a falta de acesso aos elementos culturais como cinema, teatro e
literatura. Em uma sociedade desigual, pessoas com condições de vida mais
baixas tendem a dar maior prioridade para suas necessidades, e já que para se ter
acesso à literatura seria um gasto a mais, muitos não podem se dar o luxo de
adquiri-la pois sairia de seu orçamento.
Ademais, a desinformação a respeito do que realmente é literatura, se torna um
grande empecilho para o seu desenvolvimento e sua propagação na sociedade.
Para muitos, literatura é apenas um amontoado de textos que servem apenas
para entretenimento, entretanto, os textos literários trazem muito mais que
somente isso, através do olhar do autor ele introduz o leitor uma nova
perspectiva do mundo e da sociedade.
Torna-se evidente, portanto, que a desigualdade social e a desinformação
favorecem no desafio de aplicar melhor a literatura como ferramenta de
transformação social. Desta maneira, são necessárias que medidas sejam
tomadas para combater essa problemática. Sendo assim, as instituições de
ensino devem incentivar a leitura de clássicos literários , por meio de aulas
lúdicas e clubes de leitura com seus alunos, a fim de aguçar o senso crítico e o
pensamento desses indivíduos para moldar um caminho com o intuito de uma
melhora social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.