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Por Igor27
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O professor e escritor Erivaldo Fagundes, em seu livro "Formação social do Brasil", destaca que há muitos problemas sociais no país que poderiam ser mais facilmente superando se a população menos se conformasse com a situação. A crítica do autor não é direcionada a nenhuma questão social específica, mas é muito pertinente à realidade do esporte como ferramenta de inclusão social. Nesse sentido, analisar como a formação educacional e o silenciamento midiático corraboram essa postura da sociedade é fundamental para encontrar soluções.
E importante considerar, a passividade dos brasileiros em torno do esporte como ferramenta de inclusão social é consequência da ignorância em relação ao assunto. Isso ocorre porque não há abordagem educacional significativa nas escolas, pois esse tema não é frequentemente visto em provas e vestibulares,por isso,sendo o currículo é técnico-científico, discussão é abandonada em sala de aula. No entanto, como afirmar o economista e escritor Gustavo Loschpe, no livro "A ignorância custa um mundo", o desconhecimento gera o conformismo. Dessa forma, não entendendo a situação que envolve o esporte como ferramenta de inclusão social, o povo torna-se indiferente ao problema.
Além disso, outro ponto a destacar é a faltar de atenção dada pelos veículos midiáticos ao cenário nacional do esporte como ferramenta de inclusão social. Sobre essa negligência jornalística, escritor Paulo Henrique Amorim afirmar, no " O quarto poder", que a mídia brasileira prioriza o sensacionalismo, por ser um conteúdo potencializador de audiência e, assim, lucrativo. Todavia, esse perfil de produção cultural é maléfica ao povo, pois gera distração ao povo, e assuntos relevantes, como o esporte como ferramenta de inclusão social, são silenciados no cotidiano das pessoas. Assim, entende-se que, para superar essa problemática, ter a conscientização dos canais de comunicações e fundamental.
Portanto, o governo brasileiro precisa de ações para reverter o cenário.Logo, por meio de uma atualização no currículo escolar, o MEC precisa incentivar a abordagem educacional significativa sobre o assunto. Ademais, o Ministério das Comunicações pode, dialogando com canais de mídia, promover conteúdos informativos e conscientizadores sobre o esporte como ferramenta de inclusão social. Essas duas ações irão combater o conformismo da população em relação a essa problemática e, por conseguinte, tornar o tema uma discussão cotidiana para a nação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 93

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 107

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 93

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 93

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 93

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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