Inicialmente é importante destacar o quanto o esporte, ao longo dos anos tornou-se uma instituição essencial, seja direcionado ao lazer ou ao trabalho. Sob essa perspectiva, o filosofo Tomas de Aquino afirma que, em uma sociedade democrática, todos os indivíduos têm direitos e deveres que devem se garantido, em igual, pelo estado. Apesar disso, é sabido que muitos não tem acesso ou são excluídos e descriminalizados dentro do cenário esportivo, devido à falta de políticas direcionadas a punição para esses atos, promovendo cada vez mais a exclusão daqueles que mais precisam serem inteirados na sociedade.
Ademais, em contraste a esse cenário, é percebido, que, em outras circunstâncias de maiores politicas de inclusão, o esporte pode ser um aliado ao combate do preconceito, promovendo o contato direto entre diferentes pessoas. Exemplo disso é evidenciado em “A casa da Coruja”, no qual, em um episódio, por meio do esporte, os personagens aprendem a lidar com as diferenças e qualidades de cada um, trabalhando em conjunto para vencer. Apesar de se tratar de uma obra fictícia, é notório que o esporte pode prover tais comportamentos, tendo essas atitudes igualmente refletidas no meio social.
Diante do exposto, urge que se estabeleça projetos e políticas para alterar cada vez mais o cenário de preconceito em meio ao esporte. Desse modo cabe ao Governo juntamente ao Ministério do Esporte promover projetos de leis mais rígidos que visem punições como multas ou prisões para quaisquer tipos de preconceito ocorridos no cenário esportivo, assim como é necessário cada vez mais projetos mediáticos que debatam sobre o preconceito e a exclusão, como comerciais e debates para serem exibidos nas televisões com o objetivo de combater estigmas e estereótipos sociais, para que desse modo tenha-se um cenário onde o esporte sirva como combatente à exclusão, e não como um perpetuador dele.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.