Avatar do usuário
Por Leite
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#117177
A justiça retributiva é aquela na qual o detento retribui os seus erros por meio de prisão e/ou atividades comunitárias. Conforme a justiça vigente, o objetivo de socializar o detento aproxima-o mais dos seus direitos e da oportunidade de correção dos seus atos. Nesse sentido, a literatura como área universal de criação do caráter, é benéfico aos prisioneiros parar gerar comprometimento, assim como um meio educacional viável.

Primordialmente, a leitura gera comprometimento ao leitor. Segundo Paulo Freire "é preciso que a leitura seja um ato de amor", pois sempre pode-se retirar algo de útil em qualquer leitura, independente do assunto. Dessa forma, é necessário o comprometimento para continuar a apreciar o texto, dando oportunidade para afastar a mente de outras situações vulneráveis, como fuga e tráfico, assim como concluir o plano de leitura proposto pela penitenciária acarreta em menor pena para cumprir.

Ademais, a literatura auxilia a educação. De acordo com Immanuel Kant "o homem é aquilo que a educação faz dele, já que estão intrinsecamente ligados e são de fácil instrução. Sendo assim, é relacionável apontar que a maioria dos presos, atualmente, são indivíduos que não concluíram o ensino básico, indicando a educação como um meio redutor de más ações e, como já mencionado, melhora o caráter e responsabilidade.

Logo, é inegável a importância da literatura para detentos. Portanto, cabe ao Ministério da Educação e o sistema penitenciário em reforçar essas práticas mais brandas e inclusivas através de incentivo da cidade local em doar livros inutilizados para formar uma biblioteca penitenciária através da entrega em delegacias e ONGs a fim de reduzir os índices de violência e evasão de presos, além de tratá-los com mais humanidade e como seres passíveis de erro e perdão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
4 Respostas 
248 Exibições
por elizasolanum
0 Respostas 
283 Exibições
por secrets
0 Respostas 
39 Exibições
por gus
6 Respostas 
393 Exibições
por Theuzim99
0 Respostas 
131 Exibições
por Joseraxel
0 Respostas 
94 Exibições
por alissom
RESSOCIALIZAÇÃO DO PRESO
por lais458    - In: Outros temas
1 Respostas 
94 Exibições
por lais458
0 Respostas 
73 Exibições
por Fabio100
0 Respostas 
51 Exibições
por Antonio012
1 Respostas 
117 Exibições
por RLCarniel

Segundo Augusto Cury,psiquiatra e escritor brasile[…]

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM