Primordialmente, a leitura gera comprometimento ao leitor. Segundo Paulo Freire "é preciso que a leitura seja um ato de amor", pois sempre pode-se retirar algo de útil em qualquer leitura, independente do assunto. Dessa forma, é necessário o comprometimento para continuar a apreciar o texto, dando oportunidade para afastar a mente de outras situações vulneráveis, como fuga e tráfico, assim como concluir o plano de leitura proposto pela penitenciária acarreta em menor pena para cumprir.
Ademais, a literatura auxilia a educação. De acordo com Immanuel Kant "o homem é aquilo que a educação faz dele, já que estão intrinsecamente ligados e são de fácil instrução. Sendo assim, é relacionável apontar que a maioria dos presos, atualmente, são indivíduos que não concluíram o ensino básico, indicando a educação como um meio redutor de más ações e, como já mencionado, melhora o caráter e responsabilidade.
Logo, é inegável a importância da literatura para detentos. Portanto, cabe ao Ministério da Educação e o sistema penitenciário em reforçar essas práticas mais brandas e inclusivas através de incentivo da cidade local em doar livros inutilizados para formar uma biblioteca penitenciária através da entrega em delegacias e ONGs a fim de reduzir os índices de violência e evasão de presos, além de tratá-los com mais humanidade e como seres passíveis de erro e perdão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.