A princípio, deve-se ressaltar a escassez de depates em relação ao esporte brasileiro. Isso porque, como apontou Martin Luther King, ativista político estadunidense " o que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons". Nessa perspectiva, o panorama evidenciado se assemelha ao obstáculo para o reconhecimento do esporte, que acaba deixando de ter a devida importância no corpo social ja que os meios de informação não relata os benefícios do mesmo, como no aprimoramento dos valores sociais e nas habilidades que desenvolve o bom funcionamento físico dos indivíduos. Com isso, é inaceitável que o problema do silenciamento midiático continue em questão no Brasil.
Diante desse cenário, é imprescindível destacar a desigualdade social que impede que a inclusão permaneça. Isso ocorre na medida em que, como relatou George Orwell, escritor britânico " todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que outros". Nesse sentido, a alusão em tal pensamento se estabelece quando a representação do esporte feminino dificilmente é exposto pelas midias sociais e meios de comunicação e isso faz com que apenas o masculino seja repercutido e glamorado na corporação patriarcal, sendo essencial que o processo desigual seja desconstruido. Por isso, é preciso que medidas sejam realizadas para mudar essa conjutura.
Envidencia-se, portanto, providências que são necessárias para alterar esse quadro. Para que isso ocorra o Ministério da Educação juntamente com o Poder Executivo deve desenvolver palestras em escolas para alunos do ensino médio. Tais palestras devem ser feitas nas mídias e redes sociais dos ministérios. Por meio de entrevistas com profissionais na área. Tal como especialistas no assunto. Dessa maneira, trazendo como solução a clareza sobre o esporte como ferramenta de inclusão social e proporcionado uma coletividade informada e ciente de seres direitos sociais. Somente assim, será possível fortalecer o argumento do ex- presidente dos Estados Unidos Barack Obama.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.