Em primeiro plano, cabe salientar as vantagens de introduzir a leitura no cotidiano dos egressos. Para o filósofo alemão Arthur Schopenhauer, "Ler quer dizer pensar com uma cabeça alheia, em lugar da própria". Desse modo, pode-se dizer que a prática instiga a empatia do indivíduo e o sensibiliza, visto que estará enxergando a vida por pontos de vista diversos. Outrossim, a literatura opera como intermediária para o interesse em outras áreas do conhecimento, de maneira que o detento se sinta motivado a regressar aos estudos ou a se engajar em atividades políticas no seu período de ressocialização.
Entretanto, a displicência governamental é um empecilho na inclusão do apenado no corpo social. Conforme o inciso III do artigo 5° da Constituição Federal, "ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante". Conquanto, o Estado falha em cumprir essa norma, dado que muitos penitenciários vivem sob tais circunstâncias nas quais as condições físicas das celas são precárias, a quantidade de comida é escassa, a assistência médica é faltosa e a violência por parte dos policiais é ocorrente. Posto isso, sentimentos de ódio e revolta são gerados pelo recluso que quando liberto, pode voltar à criminalidade.
Frente ao exposto, é fulcral que haja uma resolução desse impasse. Portanto, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, órgão que visa defender e garantir os direitos do cidadão, deve certificar que o direito dos detentos sejam respeitados por meio da revigoração de leis já existentes e fiscalizações rotineiras, além de investir em uma melhor infraestrutura das penitenciárias através de verbas fornecidas pelo governo. Ademais, cabe ao agente incentivar o interesse dos detidos por literatura, distribuindo livros de gêneros literários variados, bem como incluir os não alfabetizados com a utilização de audiolivros. Tais medidas facilitarão o processo de reinserção do egresso no grupo social e reduzirão as chances de um retorno às atividades criminais. Destarte, um ciclo será quebrado e o ponto de Kant reafirmado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.